Ficção e Realidade autoral em Operación Masacre, de Rodolfo Walsh

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i21p59-76

Palavras-chave:

Operación Masacre, Rodolfo Walsh, Não-ficção, Ética autoral, Ficção

Resumo

Considerando-se a tensão entre realidade e ficção existente nos gêneros advindos do jornalismo, este artigo pretende deslindar os recursos estéticos utilizados por Walsh para descrever “Marcelo” (personagem secundário de Operación Masacre) em comparação com a descrição do mesmo Marcelo pelos jornais La Nación, de 12 de julho de 1957 e El Plata de 11 de julho do mesmo ano. Para isso, apresentaremos reflexões sobre os conceitos de verdade e realidade, ficção e literatura atribuídos às narrativas que representam histórias reais, a fim de desvelá-los para maior compreensão dos elementos narrativos que criam tal tensão. Pensando na ética do autor, pretendemos refletir acerca dos seguintes questionamentos: será o autor honesto quando descreve seus personagens? De que modo se configura essa “verdade” do autor Walsh no narrador homônimo de Operación Masacre? Partimos do pressuposto de que a verdade dependerá não só do posicionamento do narrador, – que não é imparcial –, como também da forma usada para articular a verossimilhança, a fim de persuadir os leitores de sua verdade, conforme foi evidenciado neste artigo.

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Biografia do Autor

  • Ana Paula Ramos Patrocinio, Universidade de São Paulo

    Mestranda na área de literatura hispanoamericana pela USP. Graduação em Letras português e espanhol (Bacharel e Licenciatura) pela USP.

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Publicado

2018-11-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Patrocinio, A. P. R. (2018). Ficção e Realidade autoral em Operación Masacre, de Rodolfo Walsh. Revista Criação & Crítica, 21, 59-76. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i21p59-76