Para os não nascidos: a peça-suicídio de Sarah Kane

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v23i23p103-119

Palavras-chave:

Sylvia Plath, Cláudia Roquette-Pinto, corpo, feminino, suicídio, limite

Resumo

Virginia Woolf escreve uma carta antes de ir em direção ao rio com os bolsos cheios de pedras. Sylvia Plath anota o número do telefone de seu psiquiatra em cima da mesa próxima ao fogão. Sarah Kane escreve sua última peça antes de retirar os cadarços para se enforcar. 4.48 Psychosis se torna uma espécie de “bilhete suicida” deixado por Kane antes do seu ato final. Pretendemos, neste trabalho, analisar não somente a autoaniquilação, tema central da peça, como também a sua relação com as teorias do pós-drama e a influência do lirismo na escrita e a imersão na interioridade da personagem. Para tanto, utilizaremos teóricos como Lehmann (2007) e Sarrazac (2012) para a teoria do drama; Alvarez (1999) para o suicídio; Lang (2015) para os estudos sobre Kane e seu contexto de escrita; dentre outros.

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Biografia do Autor

  • Lara Luiza Oliveira Amaral, Universidade Estadual de Maringá

    Mestranda em Letras - Estudos Literários na Universidade Estadual de Maringá. Especialista em Estudos Literários pela UNESPAR - Campus de Campo Mourão. Graduada em Letras - Português/Inglês, na mesma universidade.

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Publicado

2019-04-26

Como Citar

Amaral, L. L. O. (2019). Para os não nascidos: a peça-suicídio de Sarah Kane. Revista Criação & Crítica, 23, 103-119. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v23i23p103-119