O diálogo pré-rafaelita de D’Annunzio e Alma Tadema

Autores

  • Fabiano Dalla Bona Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v1i25p68-88

Palavras-chave:

Gabriele D’Annunzio, Pré-rafaelismo, Alma Tadema, Ékphrasis

Resumo

A interação entre palavras e imagens é perpétua. Algumas vezes a relação é conflitual, outras vezes prevalece um estado de cooperação. Não é insólito que para compensar a ausência de um dos adversários, o outro evoque a sua presença: as imagens ilustram as palavras e as palavras descrevem as imagens. Essa última estratégia é exatamente a ékphrasis, uma das tantas formas nas quais se manifesta a relação entre a literatura e as artes figurativas, especialmente a pintura. É apenas uma palavra, mas seu significado não é unívoco. As discussões sobre o caráter da ékphrasis se entrelaçam com outras disputas sobre as relações entre as duas artes com muita intensidade na obra do italiano Gabriele D’Annunzio. Tratar-se-á das relações e dos diálogos entre os escritos dannunzianos (jornalismo, prosa e poesia) e a obra pictórica do pintor Pré-rafaelita Sir Lawrence Alma Tadema.

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Biografia do Autor

Fabiano Dalla Bona, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor DE 40h - Departamento de Letras Neolatinas - Área de Italiano e Programa de Pós-graduação em letras Neolatinas da UFRJ

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Publicado

2019-12-27

Como Citar

Bona, F. D. (2019). O diálogo pré-rafaelita de D’Annunzio e Alma Tadema. Revista Criação & Crítica, 1(25), 68-88. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v1i25p68-88