"Mas afinal, o que querem as mulheres?" O lugar da mulher na obra Em surdina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i29p105-120

Palavras-chave:

Mulher, Crítica, Tradição, Década de 30, Lúcia Miguel Pereira

Resumo

Em Surdina (1933) é o segundo romance publicado por Lúcia Miguel Pereira. Como explica Luís Bueno (2006), essa obra apresenta forte tendência documental, comum nos romances sociais da década de 30. Assim, põe em destaque as contradições do tempo, desde a desagregação de valores, passando aos costumes, ao papel mediador do trabalho na construção das identidades, à economia e às relações internacionais. Contudo, o mais evidente diálogo com o contexto pode ser entrevisto na postura das personagens, sobretudo no temor de viver a vida por algumas mulheres. Há, na narrativa, aquelas criaturas que experimentam diversos tipos de sensações, porém a narrativa é protagonizada por Cecília. Esta tem sua existência questionada a partir do pedido de casamento. Se no discurso tradicional, o casamento constitui uma forma de controle do homem sobre a mulher, contraditoriamente, nessa narrativa, o casamento é posto, na perspectiva crítica do narrador, como a única forma encontrada pela mulher para gozar a vida. Esse convite ao carpe diem provoca em Cecília certo questionamento sobre si mesma e sobre o contexto tradicional que condiciona as práticas, sobretudo das mulheres. Portanto, a narrativa nos apresenta mecanismos de reflexões sobre o modo de vida da mulher e o lugar ocupado por ela naquela sociedade, tanto a ficcional quanto a real. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida, Universidade Estadual de Montes Claros

    Pós doutora em Literatura brasileira - UFMG. Doutora em Literatura- UNB. Doutora em Literatura espanhola e hispano-americana-USP. Professora do Departamento de Comunicação e letras e do Programa de Pós-graduação em letras/literatura da Unimontes-MG. Autora dos livros O legado ficcional de Lúcia Miguel pereira- escritos da tradição, e Por trás do véu e da espada”- o disfarce subjacente à representação das personagens cervantinas, publicados pela Editora Mulheres e Crítica, poética e relações de gênero: uma releitura de Memórias de um sargento de milícias, publicado pela Editora Annablume, dentre outros.

Referências

ALVES, Branca Moreira; PITANGUY, Jacqueline. O que é feminismo. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1983.

BADINTER, Elisabeth. XY: sobre a identidade masculina. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: a experiência vivida. Trad. Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

BUENO, Luís. Uma história do romance de 30. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Campinas: Editora da Unicamp, 2006.

COELHO, Nelly Novaes. “A literatura feminina no Brasil- das origens medievais ao século XX”. In: DUARTE, Constância; DUARTE, Eduardo de Assis; BEZERRA, Kátia. (Orgs.)

Mulher e literatura: I- gênero e representação. Teoria, história e crítica. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002. Coleção Mulher & Literatura.

PRIORE, Mary del. História do amor no Brasil. São Paulo: Contexto, 2005.

FREUD, Sigmund. “A feminidade”. Trad. Odilon Galloti, Isaac Izecksohn e Gladstone Parente. In: FREUD, Sigmund. Obras completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Delta, s.d. p.117-141.

GIULANI, Paola Cappellin. “Os movimentos de trabalhadoras e a sociedade brasileira”. In: PRIORE, Mary del. História das mulheres no Brasil. 2 ed. São Paulo: Contexto, 1997.

NYE, Andrea. Teorias feministas e as filosofias do homem. Trad. Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Recorde: Rosa dos tempos, 1995.

PEREIRA, Lúcia Miguel. Em surdina. Rio de Janeiro: Ariel, 1933.

RAGO, Margareth. “Trabalho feminino e sexualidade”. In: DEL PRIORE, Mary. História das mulheres no Brasil. 2 ed. São Paulo: Contexto, 1997.

WANDERLEY, Márcia Cavendish. “Lúcia Miguel Pereira: do conservadorismo ao liberalismo”. In: RAMALHO, Christina (Org.) Literatura e feminismo: Propostas teóricas e reflexões críticas. Rio de Janeiro: Elo Editora, 1999. p.73-84.

Downloads

Publicado

2021-05-12

Como Citar

Almeida, E. A. R. L. de. (2021). "Mas afinal, o que querem as mulheres?" O lugar da mulher na obra Em surdina. Revista Criação & Crítica, 29, 105-120. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i29p105-120