Mulheres no cinema de Helena Solberg: entre múltiplos olhares e vozes, os documentários A Entrevista (1966) e The Double Day (1975)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i29p161-180

Palavras-chave:

Documentários, Helena Solberg, América Latina, Mulheres, Identidades

Resumo

A tentativa de estabelecer uma linha evolutiva em perspectiva comparada na análise das identidades e vivências de mulheres, a partir dos documentários A entrevista (1966) e The double day (1975), de Helena Solberg, é também a tentativa de apreender dois momentos distintos destas obras. Sua autora vivenciou a experiência de olhar e mergulhar na América Latina somente quando fora do Brasil, após o AI-5, e já radicada na capital norte-americana, Washington. No entanto, ao acompanhar a trajetória das trabalhadoras de cidades e vilarejos latino-americanos, em fábricas ou na mineração, ressaltam-se a força e a multiplicidade do ser-mulher. Sua filmografia então volta-se, definitivamente, para questões sociais que a acompanham até produções recentes, que mantêm as escolhas voltadas às mulheres, talvez, a sua principal temática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Meire Oliveira Silva, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras

    Graduação: Bacharelado e Licenciatura em Letras, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Universidade de São Paulo (USP). Mestrado e Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada (DTLLC) na obra de Joaquim Pedro de Andrade (estudos comparados de Literatura e Cinema).

Referências

A ENTREVISTA. Direção: Helena Solberg. Brasil, 1966, p&b, 19 min.

ANZALDÚA, Gloria. “Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo”. Estudos feministas, Florianópolis, ano 8, 2000.

BARRANCOS, D; ARCHENTI, N. “Feminismos e direitos das mulheres na Argentina: história e situação atual.” In: BLAY, E.; AVELAR, L. (Org.). 50 anos de feminismo: Argentina, Brasil e Chile. São Paulo: Edusp, 2017.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

CASTILLO, Ana. MORAGA, Cherríe (Org). Esta puente, mi espalda: voces de mujeres tercermundistas en los Estados Unidos. São Francisco: Ism Press, 1988.

CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1978.

CINECLUBE DELAS. Retrospectiva Helena Solberg: debate sobre os documentários A Entrevista e A Nova Mulher. Disponível em: https://cineclubedelas.wordpress.com/2018/03/13/retrospectiva-helena-solberg-debate-sobre-a-entrevista-e-a-nova-mulher/ Acesso em: 16.04.2020.

FANON, Frantz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

FRIEDAN, Betty. A mística feminina. Petrópolis: Editora Vozes limitadas, 1971.

GONZÁLEZ, Lélia. “A categoria político-cultura de Amefricanidade.” Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, 92/93; 47/68, jan.-jun., 1988.

LISPECTOR, Clarice. “Amor”. In: Laços de Família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

LOBATO, Monteiro. Negrinha. Bauru: Edusc, 2000.

LOURO, Guacira Lopes. Sexualidade, gênero e educação. São Paulo: Vozes, 2003.

LUGONES, María. “Colonialidad y género”. Tabula Rasa. Bogotá, n. 9, pp. 73-101, 2008.

MULHERES DO CINEMA BRASILEIRO. Entrevista, fev. 2005, 8ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Disponível em: https://www.mulheresdocinemabrasileiro.com.br/site/entrevistas_depoimentos/visualiza/193/Helena-Solberg. Acesso: 20.04.2020

PERRONE-MOISES, Leyla. “Paradoxos do nacionalismo literário na América Latina”. In: Estudos avançados, 1997, vol. 11, n. 30, pp. 245-259.

TAVARES, Mariana. Helena Solberg: trajetória de uma documentarista brasileira. 2011. Tese. 282 f. (Doutorado em Artes). Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

THE DOUBLE day. Direção: Helena Solberg. Estados Unidos, 1975, cor, 53 min.

THE EMERGING Woman. Direção: Helena Solberg. Estados Unidos, 1974, p&b, 40 min.

SIMPLESMENTE Jenny. Direção: Helena Solberg. Estados Unidos, 1977, cor, 32 min.

Downloads

Publicado

2021-05-12

Como Citar

Mulheres no cinema de Helena Solberg: entre múltiplos olhares e vozes, os documentários A Entrevista (1966) e The Double Day (1975). (2021). Revista Criação & Crítica, 29, 161-180. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i29p161-180