“Uma mulher escandalosa”: situações que marcam a construção de identidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i27p247-263

Palavras-chave:

Representação, Identidade, Gênero, Mulher, Poder, Edna O'Brien

Resumo

Neste artigo fazemos a análise da identidade de Eily, protagonista do conto “Uma Mulher Escandalosa”, da irlandesa Edna O’Brien. Para isso, iniciamos problematizando os percursos de como se dá a construção da identidade feminina, sob a perspectiva do ponto de vista da narradora. Em seguida, apresentamos como a narrativa em si contribui para a construção da identidade de Eily, destacando três situações que melhor representam a identidade da protagonista. Desse modo, essa análise justifica-se porque a história narrada intercambia experiências sobre mulheres que foram silenciadas e afetadas em sua individualidade por um conjunto de poderes impessoal e atemporal, para os quais suscita espanto e reflexão. A condução teórica da análise literária está composta pelos referenciais de Luís Alberto Brandão Santos e Silvana Pessôa de Oliveira, que apontam como se dá a construção da narrativa, seguidos pelos conceitos sobre o tipo de narrador proposto por Norman Friedman e Yves Reuter. Para a análise identitária trago as abordagens de Kathryn Woodward, Erich Fromm, Jean-Claude Deschamps e Pascal Moliner, além de Michael Foucault, que explica os mecanismos de poder sobre os corpos, e por último, a perspectiva de Judith Butler sobre a identidade de gênero.

 

*Este artigo é um recorte da pesquisa de dissertação intitulada Mimese da Relação Triádica entre identidade Cultura e Poder em três contos de Edna O’Brien, feita por Albetania Pessoa de Sousa, sob a orientação da Profa. Dra. Rejane de Souza Ferreira. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Albetania Pessoa de Sousa, Universidade do Estado do Tocantins-UNITINS

    Mestra em Letras pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Coordenadora de Cultura junto à PROEX na Universidade Estadual do Tocantins - Unitins. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2424906710680375.

  • Rejane de Souza Ferreira, Universidade Federal do Tocantins - UFT

    Professora adjunta do Curso e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins

Referências

AUERBACH, E. Mimeses: A representação da realidade na literatura ocidental. Trad. vários tradutores. 6º ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.

BUTLER, J. A vida psíquica do poder: teorias da sujeição; Tradução de Rogério Bettoni, 1ª edição – Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

BUTLER, J. Problemas de gênero: Feminismo e Subversão da Identidade. Tradução: Rogério Aguiar – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CONSTITUITION OF IRELAND. 1937. Article 41. Disponível em: < https://g1.globo.com/mundo/noticia/irlandesas-querem-manter-lei-que-diz-que-lugar-da-mulher-e-em-casa.ghtml >. Acesso em: 20 fev 2019.

DESCHAMPS, J. MOLINER, P. A Identidade em Psicologia Social. Petrópolis –RJ. Ed. Vozes, 2009.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. 4ª ed. Petrópolis: Vozes, 1986.

FRIEDMAN, N. O Ponto de Vista na Ficção: o desenvolvimento de um conceito crítico. Tradução: Fábio Fonseca de Melo. Revista USP, São Paulo, nº 53, p. 166-182, março/maio, 2002.

FROMM, E. A Arte de Amar. Tradução: Milton Amado. Belo Horizonte: Itatiaia, 1958.

FROMM, E. Psicanálise da Sociedade Contemporânea. Tradução: L. A. Bahia e Giasone Rebuá. São Paulo: Cículo do Livro S.A. 1955.

O’BRIEN, E. Uma Mulher Escandalosa. Rio de Janeiro; Editora Francisco Alves, 1982.

PRIBERAM DICIONÁRIO. Disponível em: <https://dicionario.priberam.org/malicia>. Acesso em 19 ago 2019.

REUTER, Y. Introdução à análise do romance. Tradução: Angela Bergamini (et al.). 2ª ed., São Paulo; Martins Fontes, 2004.

SANTOS, L. A. B. OLIVEIRA, S. P. Sujeito, Tempo e Espaço Ficcionais. Introdução à Teoria Literária. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

SOUSA. A. P. Mimesis da relação triádica entre identidade, cultura e poder em três contos de Edna O’ Brien. 2020. 95f. Dissertação Mestrado em Letras – Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional (2020).

WOODWARD, K. Identidade e Diferença: uma introdução teórica e conceitual. In T. T. Silva (Org.) Identidade e Diferença: perspectiva dos estudos culturais, 7 ed. Petrópolis, RJ; Vozes, 2017.

Downloads

Publicado

2020-11-11

Como Citar

Sousa, A. P. de, & Ferreira, R. de S. (2020). “Uma mulher escandalosa”: situações que marcam a construção de identidade. Revista Criação & Crítica, 27, 247-263. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i27p247-263