Três sentidos para a memória na poesia de autoras brasileiras contemporâneas

Autores

  • Pedro Henrique Trindade Kalil Auad Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i29p20-38

Palavras-chave:

Poesia contemporânea, Memória, Corpo, Autoras

Resumo

Este presente artigo realiza uma reflexão sobre a relação entre o corpo e a memória na poesia brasileira de autoria feminina contemporânea, partindo de três sentidos que se fazem presentes de forma mais explícita: o gosto, o tato e o olhar. A partir dessa articulação, pretende-se refletir sobre como esses poemas ajudam a alargar o horizonte poético, assim como suas implicações éticas e políticas. São convocadas para a conversa autoras diversas: Adelaine Ivánova, Alice Sant’Anna, Ana Martins Marques, Bruna Beber, Flávia Péret, Marília Garcia, Natasha Tinet, Nina Rizzi, Tatiana Nascimento, Tatiana Pequeno, Viviane Maroca e Yasmin Nigri.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro Henrique Trindade Kalil Auad, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mestre em Teoria da Literatura e Doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pelo programa de pós-graduação de Estudos Literários da FALE/UFMG. Pós-doutorando pelo Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem da UFG/CAC.  

Referências

AUAD, Pedro Henrique Trindade Kalil. Estratégias históricas: teorias feministas, a história da literatura e a história do cinema nos anos 1970. Cad. Pagu [online]. 2018, n.52, e185214. Epub Maio 03, 2018. ISSN 1809-4449. https://doi.org/10.1590/18094449201800520014.

BEBER, Bruna. Rua da Padaria. São Paulo: Record, 2014.

BEBER, Bruna. Angular. Tereza – revista de literatura brasileira, São Paulo, n. 20, Pp. 414, 2020.

BECKER, Mar. A mulher submersa. Bragança Paulista: Editora Urutau, 2020.

BERARDI, Franco. Asfixia: capitalismo financeiro e a insurreição da linguagem. Trad. Humberto do Amaral. São Paulo: Ubu, 2020

BRANDÃO, Izabel F. O. “Lugares heterotópicos e a constituição de corpos fronteiriços e identidades transitórias nas narrativas de autoras contemporâneas”. In: DALCASTAGNÈ, Regina & LEAL, Virgínia Maria Vasconcelos. Espaço e gênero na literatura brasileira contemporânea. Porto Alegre: Zouk, 2015.

BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Trad. Rogério Bettoni. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

CAVALCANTI, Ildney. O que há num "s"? Ou, antologias dos anos 90. Revista leitura, Maceió, n. 18, pp. 203-210, 1996.

CISOUX, Hélène. “O riso da medusa”. Trad. Luciana Eleonora de Freitas Calado Deplagne. In: BRANDÃO, Izabel; CAVALCANTI, Ildney; COSTA, Claudia de Lima; LIMA, Ana Cecílica Acioli (Orgs.). Traduções da cultura: perspectivas críticas feministas (1970-2010). Florianópolis: EDUFAL; Editora da UFSC, 2017.

DERRIDA, Jacques. Espectros de Marx: o estado da dívida, o trabalho do luto e a nova Internacional. Trad. Anamaria Skinner. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.

DERRIDA, Jacques. A farmácia de Platão. Trad. Rogério Costa. São Paulo: Iluminuras, 2005.

DILTHEY, Wilhelm. A construção do mundo histórico nas ciências humanas. Trad. Marco Casanova. São Paulo: Editora Unesp, 2010.

ERBER, Laura. A Retornada. Belo Horizonte: Relicário, 2017.

GARCIA, Marília. Câmara lenta. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

GARCIA, Marília. Parque das ruínas. São Paulo: Luna Parque, 2018.

HOISEL, Evelina. Teoria, crítica e criação literária: o escritor e seus múltiplos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.

IVÁNOVA, Adelaide. 13 nudes. Juiz de Fora: Edições Macondo, 2019.

KRISTEVA, Julia. O gênio feminino: a vida, a loucura, as palavras. Tomo III: Colette. Trad. Rejane Janowitzer. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.

LAPOUJALE, David. Potências do tempo. Trad. Hortencia Santos Lencastre. São Paulo: n-1 edições, 2017.

LEMOS, Luciana Fonseca Medeiro de. O papel da mulher enquanto escritora: uma análise de textos em prosa no início do século. Revista leitura, Maceió, n. 18, pp. 109-133, 1996.

LEVINAS, Emmanuel. Violência do rosto. Trad. Fernando Soares Moreira. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

LORAUX, Nicole. “A tragédia grega e o humano”. In: NOVAES, Adauto (Org.). Ética. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

MAGALHÃES, Danielle Henrique. Ir ao que queima: no verso, o amor, no verso, o horror – ensaios sobre o verso e sobre alguma poesia brasileira contemporâneas. 2020. 399p. Tese. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, 2020.

MAROCA, Viviane. Poemas inéditos de Viviane Maroca. Disponível em: https://espamais.wixsite.com/espamais/post/poemas-in%C3%A9ditos-de-viviane-maroca. Acesso em 07 de maio de 2020.

MARQUES, Ana Martins. O livro das semelhanças. São Paulo: Companhia das letras, 2015.

MARTINS, Leda Maria. “Performances do Tempo Espiralar”. In: ARBEX, Marcia & RAVETTI, Graciela. Performance, exílio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: Faculdade de Letras/UFMG: Poslit, 2002.

MARTINS, Leda Maria. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória. Letras – Revista do programa de pós-graduação em Letras, Santa Maria, n. 26, pp. 63-81, 2003.

NASCIMENTO, Tatiana. Lundu,. Brasília: Padê Editorial, 2017.

NIGRI, Yasmin. Bigornas. São Paulo: Editora 34, 2018.

ORTNER, Sherry B. “Está a mulher para o homem assim como a natureza para a cultura?”. Trad. Cila Ankier & Rachel Gorenstein. In: BRANDÃO, Izabel; CAVALCANTI, Ildney; COSTA, Claudia de Lima; LIMA, Ana Cecílica Acioli (Orgs.). Traduções da cultura: perspectivas críticas feministas (1970-2010). Florianópolis: EDUFAL; Editora da UFSC, 2017.

PEDROSA, Cida. Solo para vialejo. Recife: Cepe, 2019.

PEQUENO, Tatiana. Onde estão as bombas. Juiz de Fora: Edições Macondo, 2019.

PEQUENO, Tatiana. Réplica das urtigas. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2009.

PÉRET, Flávia. Dez poemas de amor e de susto. Belo Horizonte: editora da autora, 2014.

PÉRET, Flávia. Mulher-bomba. Bragança Paulista: Editora Urutau, 2019.

PROUST, Marcel. Em Busca do Tempo Perdido: no caminho de Swann. Trad. Mario Quintana. São Paulo: Editora Globo, 2007.

PUCHEU, Alberto. Breve ensaio com Tatiana Pequeno. InComunidade. Ed. 91, 2020.

RAMOS, Tânia Regina Oliveira. “Começar de novo: escrita feminina na zona do afeto”. In: DALCASTAGNÈ, Regina & LEAL, Virgínia Maria Vasconcelos. Espaço e gênero na literatura brasileira contemporânea. Porto Alegre: Zouk, 2015.

RIBEIRO, Luciane Martins. A subjetividade e o outro: ética da responsabilidade em Emmanuel Levinas. São Paulo: Ideias & Letras, 2015.

RIZZI, Nina. Tambores pra n’zinga. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2012.

ROSLER, Martha. “Well, is the Personal Political?” In: ROBINSON, Hilary (Org.). Feminist – Art – Theory. Malden: Blackwell Publishing, 2001.

SANT’ANNA, Alice. Pé do ouvido. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

SCHECHNER, Richard. O que é performance? Percevejo – Revista de teatro, crítica e estética. Rio de janeiro, n. 12, ano 11, p. 25-50, 2003.

SILVA, Andréa Catrópa da. Marília Garcia: para onde nos levam as hélices do poema? estudos de literatura brasileira contemporânea, Brasília, n. 55, p. 309-323, Sept./Dec. 2018.

SILVA, Susana Souto. “Escrita com o corpo: a poesia de Carla Diacov”. In: GOMES, Carlos Magno; RAMALHO, Christina Bielinsk; CARDOSO, Ana Maria Leal. Escritas da resistência: intersecções feministas da literatura. Aracaju: Criação Editora, 2019.

SOARES, Angélica. A paixão emancipatória: vozes femininas da liberação do erotismo na poesia brasileira. Rio de Janeiro: Difel, 1999.

TAYLOR, Diana. O Arquivo e o Repertório: performance e memória cultural nas Américas. Trad. Eliana Lourenço de Lima Reis. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2013.

TINET, Natasha. Veludo violento. Maceió: Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2018. TOMPKINS, Jane. “Me And My Shadow”. In: LEITCH, Vicent B. (Org.) The Norton Anthology of Theory and Criticism. Nova Iorque: Norton, 2001.

ŽIŽEK, Slavoj. Primeiro como tragédia, depois como farsa. Trad. Maria Beatriz de Medina. São Paulo: Boitempo, 2011.

Downloads

Publicado

2021-05-12

Como Citar

Três sentidos para a memória na poesia de autoras brasileiras contemporâneas. (2021). Revista Criação & Crítica, 29, 20-38. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i29p20-38