O Palco e a Estrada: o lugar da performance no "Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores", de Ariano Suassuna

Autores

  • Ester Suassuna Simões Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i28p379-397

Palavras-chave:

Ariano Suassuna, Dom Pantero, Aulas-espetáculo, Performance

Resumo

Ariano Suassuna (1927-2014) passou os últimos 30 anos de sua vida trabalhando no livro que chamava de “síntese” de toda a sua obra. O Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores só veio a ser publicado postumamente em dezembro de 2017. Especula-se que um dos fatores que tornou longo o processo de escrita foi a busca pelo formato que permitisse a síntese almejada. Baseando-se em textos de autores como Azevedo (2007), Klinger (2008), Newton Junior (2017), Ravetti (2002), e Zumthor (2014), este trabalho investiga a importância da performance como solução para o projeto de síntese buscado por Suassuna em seu romance. Iniciamos por desvendar a figura do Dom Pantero, os heterônimos presentes no romance e o projeto da "ilumiara" de Suassuna para, em seguida,  contextualizar o desenvolvimento de suas aulas-espetáculo, apresentações em que se fundiam duas de suas figuras performáticas: o palhaço e o professor. A importância do contar sertanejo e também a performance no objeto livro do Romance de Dom Pantero são em seguida abordadas.

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Referências

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

Simões, E. S. (2020). O Palco e a Estrada: o lugar da performance no "Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores", de Ariano Suassuna. Revista Criação & Crítica, (28), 379-397. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i28p379-397