Encenar um desejo, ensinar

Autores

  • Natalie Lima Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Departamento de Letras

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i30p225-252

Palavras-chave:

Teatralidade , Romanesco, Roland Barthes, Espaço cênico

Resumo

O presente artigo busca mostrar como a teatralidade, em Roland Barthes, foi um dispositivo por ele utilizado ao longo de sua produção para encenar a si mesmo e construir sua figura de intelectual e escritor, bem como para ensaiar uma nova relação com a literatura e a crítica, cada vez mais cênica, a partir dos últimos anos de sua produção, sobretudo no curso A preparação do romance. Ali, o desejo de escrita, nomeado por Barthes como “Vouloir-Écrire”, se espacializa e traz consigo potências cênicas e romanescas. A sala de aula de A preparação do romance é então o palco para onde parte da produção barthesiana conflui, mas não se resolve.

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Biografia do Autor

  • Natalie Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Departamento de Letras
    Pós-doutoranda no Instituto de Letras da UFF com bolsa FAPERJ-PDR-10, sob a supervisão da Profa. Dra. Diana Klinger. É doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio, com período sanduíche na Universidade Paris-Diderot (Paris VII). Sua pesquisa atual investiga as relações da arte e da literatura latino-americana dos últimos vinte anos com as ideias de utopia e futuro.

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Publicado

2021-09-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Lima, N. (2021). Encenar um desejo, ensinar . Revista Criação & Crítica, 30(30), 225-252. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i30p225-252