A fenda do gozo: uma leitura de O Caderno Rosa de Lori Lamby (1990), de Hilda Hilst, através da obra Le Plaisir du texte (1973), de Roland Barthes

Autores

  • Flávia Herédia Miotto Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i30p120-138

Palavras-chave:

Hilda Hilst, Roland Barthes, Gozo, Texto de gozo, Pornografia, Erotismo

Resumo

O artigo em questão se propõe a analisar O caderno rosa de Lori Lamby (1990), de Hilda Hilst, sob a luz das noções barthesianas presentes na obra O prazer do texto (1973). Mais especificamente, trabalharemos a noção de jouissance (gozo), a fim de verificar a hipótese de que a obra hilstiana se caracterizaria no que Barthes chamou de texte de jouissance (texto de gozo). A porosidade entre os seminários de Lacan e Barthes nos anos 1970 convoca-nos a nos debruçarmos sobre o conceito de gozo para Lacan e também sobre os seus primeiros contornos na obra freudiana. Finalmente, refletiremos sobre como o gozo se configura no texto de Hilst, de modo a questionar de que forma a linguagem erótica/pornográfica de que se utiliza corrobora para a potência da transgressão que visa inaugurar com a obra em questão. A proposta será arregimentada com os pressupostos teóricos de Sigmund Freud, Jacques Lacan, Georges Bataille, Eliane Robert Moraes, Alcir Pécora, Lúcia Castello Branco, entre outros. A pesquisa pretende-se, portanto, como uma contribuição aos estudos hilstianos e barthesianos no Brasil e na América Latina, revisitando suas obras e suscitando novas (e plurais) leituras acerca desses autores.

 

 

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Biografia do Autor

  • Flávia Herédia Miotto, Universidade de São Paulo
    Mestranda (bolsista CAPES) do Programa de Pós-Graduação de Letras Estrangeiras e Tradução - Área de Estudos Literários e Culturais da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2021-09-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Miotto, F. H. (2021). A fenda do gozo: uma leitura de O Caderno Rosa de Lori Lamby (1990), de Hilda Hilst, através da obra Le Plaisir du texte (1973), de Roland Barthes. Revista Criação & Crítica, 30(30), 120-138. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i30p120-138