Aproximações semiológicas entre Barthes e Borges: o mito artificial em "Pierre Menard, autor do Quixote"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i30p269-295

Palavras-chave:

Autoria, Mitologias, Literatura argentina, Jorge Luis Borges, Roland Barthes, Semiologia

Resumo

Ambas as escritas crítico-ensaísticas e ficcionais de Jorge Luis Borges questionam noções como cópia, originalidade, fonte e influência: em essência, a mitologia constituída em torno da Autoria. Publicado pela primeira vez em 1939, o conto “Pierre Menard, autor do Quixote” (2007) desmi(s)tifica o mito do autor ao arquitetar uma personagem que se propõe a reescrever Dom Quixote, o maior romance em língua espanhola. Contemporâneos, Borges na América Latina e Barthes na Europa, a separação geográfica, política e social não impediu correspondências interpretativas entre os autores no que se refere ao Texto. Em 1968, com a eclosão de “A morte do autor” (2012), Roland Barthes abala a concepção individualista do campo teórico ao tecer a personagem do escritor como uma criação moderna; e declara ser a morte do Autor o único subterfúgio que possibilita o nascimento do leitor. Visto que a acepção de Autoria é construída por um roubo de linguagem, é possível categorizá-la como mito, perpetuado e naturalizado ao longo da História. Sob essa perspectiva, e com base na metodologia de Mitologias (1972), o presente artigo explora se a morte de Cervantes, supostamente assassinado pelo Texto menardiano, produz um fenômeno artístico contramítico.

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Biografia do Autor

  • Jorge Antonio Berndt, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Graduado em Letras Português/ Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Graduando em Letras Português/Espanhol pela Unioeste. Tem experiência na área de Letras, atuando no ensino de língua inglesa e espanhola. Colaborador do grupo de pesquisa "Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção - vias para a descolonização".

  • Paula Grinko Pezzini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Mestranda em Letras (2021-2023) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com área de concentração em Linguagem e Sociedade e linha de pesquisa em Linguagem literária e interfaces sociais: estudos comparados; orientada pela Profa. Dra. Lourdes Kaminski Alves.

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Publicado

2021-09-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Berndt, J. A., & Pezzini, P. G. (2021). Aproximações semiológicas entre Barthes e Borges: o mito artificial em "Pierre Menard, autor do Quixote". Revista Criação & Crítica, 30(30), 269-295. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i30p269-295