Fome, lama e caos: a presença dos homens-caranguejo no estuário poético de Chico Science & Nação Zumbi

Autores

  • George Antonio Feitosa Universidade Regional do Cariri
  • Edson Soares Martins Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i31p99-111

Palavras-chave:

Chico Science & Nação Zumbi, Manguebit, Josué de Castro, Homens e caranguejos, Lama, Caos

Resumo

Com o lançamento de Da lama ao caos (1994), álbum de estreia da banda recifense Chico Science & Nação Zumbi, a ascensão artística do movimento Manguebit expôs amplamente sua proposta interestética de aproximar harmonicamente diferentes expressões artísticas. Chico Science, valendo-se desta proposta, constrói o conceito dos Homens-caranguejo, com base na obra Homens e caranguejos (1967), do também recifense Josué de Castro, para complementar a atmosfera plural de sua música. Pretendemos aqui explorar essa aproximação entre Science e Castro, procurando identificar e analisar suas referências, valendo-nos da visão bakhtiniana presente em “O problema do conteúdo, do material e da forma na criação literária” (2010) e A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais / Mikhail Bakhtin (1987).

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Referências

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Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Feitosa, G. A., & Martins, E. S. (2021). Fome, lama e caos: a presença dos homens-caranguejo no estuário poético de Chico Science & Nação Zumbi. Revista Criação & Crítica, 31(31), 99-111. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i31p99-111