Feminismo negro e interseccionalidade na canção “Mulher do fim do mundo” (2015) interpretada por Elza Soares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i31p51-64

Palavras-chave:

MPB, Elza Soares, Feminismo negro , Interseccionalidade, Mulher do fim do mundo

Resumo

Neste trabalho, objetivamos desenvolver centralmente uma análise da canção homônima ao título do disco, Mulher do fim do mundo, de Elza Soares, tendo como aporte teórico a Teoria da Interseccionalidade - debate desenvolvido no âmbito nacional por Carla Akotirene (2018), Djamila Ribeiro (2018), Heloísa Buarque de Hollanda (2018), entre outras. Investigaremos como ocorre a relação entre gênero e raça na trajetória do eu lírico da canção “Mulher do fim do mundo”, composição musical interpretada por Elza Soares, trazendo breve e comparativamente outras instâncias musicais de Elza em que tais ideias são também destacadas. Para isso, partimos do pressuposto de que a canção se utiliza de um processo de metaforização da dor e solidão femininas, como acepções sentimentais diluídas no carnaval, fazendo a personagem poética deixá-las na avenida do carnaval, para vislumbrar uma trajetória de vida em que a arte (o cantar) se mostre como elemento possibilitador da reconfiguração de um espaço em que outras expectativas para as vozes femininas, que não a solidão e a dor, sejam possíveis "na avenida dura[ndo] até o fim" (SOARES, 2015, faixa 1).

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Biografia do Autor

  • Francis Willams Brito da Conceição, Universidade Federal da Paraíba

    Mestrando em Letras - Área de concentração Literatura, Teoria e Crítica - pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui Graduação em Licenciatura Plena em Letras -- Língua e Literaturas Vernáculas pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Dedica-se aos Estudos de Gênero na Literatura Contemporânea, Literaturas produzidas por mulheres negras, Representação do corpo e do espaço nas narrativas de autoria feminina, Produção Narrativa de Conceição Evaristo, Teoria da Interseccionalidade, participando do Grupo de Pesquisa "Estudos de Gênero na Literatura e Cultura: campos de tensão e produção" - cadastrado no DGP/CNPq, sob a orientação da Profª Drª Liane Schneider (DLEM/PPGL/UFPB). Recentemente, tem se interessado por corpos em movimentos, escritas femininas afro-diaspóricas, realizando pesquisas acadêmicas em perspectivas comparadas entre os contextos interculturais Brasil/Estados Unidos no GPEFAME - Grupo de Pesquisa em Escritas Femininas Amefricanas, cadastrado no DGP/CNPq, sob a orientação da Profª Drª Danielle de Luna e Silva (DLEM/UFPB). Também, desenvolve pesquisas acadêmicas no Mythos - Núcleo de Estudos da Mitologia Greco-latina, cadastrado no DGP/CNPq. 

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Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Conceição, F. W. B. da . (2021). Feminismo negro e interseccionalidade na canção “Mulher do fim do mundo” (2015) interpretada por Elza Soares. Revista Criação & Crítica, 31(31), 51-64. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i31p51-64