Entre o contar e o cantar do poema-canção: uma leitura/audição da Diáspora, dos Tribalistas

Autores

  • Franksnilson Ramos Santana Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i31p297-311

Palavras-chave:

Poesia, Narrativa, Música, Tribalistas

Resumo

O presente artigo discute os momentos narrativos e não narrativos na canção ­­Diáspora­­, do grupo musical brasileiro Tribalistas(2017), observados tanto no interior da sua letra quanto no seu todo melódico, partindo-se da hipótese de que o trânsito pelos dois campos satisfaz um propósito mimético descentralizado, por meio do qual o poeta-compositor abre mão da veiculação da trama única, da linearidade de um relato, para chegar à pluralidade de histórias a partir de alusões, cenas opacas, referências, descrições, discursos diretos, súplicas, junto a toda uma estratégia sonora e rítmica, sobretudo via trabalho percussional. A combinação entre o diegético e o lírico se intensifica no percurso da arte da Modernidade à Pós-modernidade, no modo como o artista se liberta da “necessidade do épico” para exprimir o poético em estruturas intergenéricas, intermidiáticas, intertextuais. Considera-se, enfim, como a Diáspora e a MPB, no geral, conseguem fundir literatura e música, narratividade e livre expressão poética, conto e canto.

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Publicado

2022-01-15

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Seção

Artigos

Como Citar

Santana, F. R. (2022). Entre o contar e o cantar do poema-canção: uma leitura/audição da Diáspora, dos Tribalistas . Revista Criação & Crítica, 31(31), 297-311. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i31p297-311