O ourives do palavreado nas encruzilhadas da linguagem: polifonia e síncope em Aldir Blanc

Autores

  • Fabrício de Araújo César Gonçalves Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i31p134-153

Palavras-chave:

Aldir Blanc, música popular brasileira, literatura e música, encruzilhadas

Resumo

Aldir Blanc é um dos maiores e mais importantes poetas da canção brasileira. Segundo o escritor Sérgio Rodrigues, sua obra “funde o lírico e o antilírico numa nova unidade que já não é possível quebrar”, numa aliança “entre o sublime e grotesco, que se pode chamar de neobarroca, é uma chave de leitura da alma brasileira que merece atenção”. Neste artigo, buscamos desvendar alguns dos sentidos dessa “leitura da alma brasileira”, considerando a obra do letrista que foi chamado de “Ourives do Palavreado” por Dorival Caymmi como uma interpretação do Brasil e suas querelas.

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Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Gonçalves, F. de A. C. . (2021). O ourives do palavreado nas encruzilhadas da linguagem: polifonia e síncope em Aldir Blanc. Revista Criação & Crítica, 31(31), 134-153. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i31p134-153