Ouvidos na enfermaria e um chapéu de três pontas: uma leitura literário-sonora da obra de Primo Levi
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i31p81-98Palavras-chave:
Primo Levi, Poéticas de escuta, Música e literatura, Shoá, Arte e políticaResumo
Este artigo coteja fragmentos de duas obras de Primo Levi – É isto um homem? e A trégua – a partir de leituras sonoras de seus escritos. Entende-se por leituras sonoras uma atenção ampliada à musicalidade e a outros aspectos auditivos expressos no conteúdo e na forma literária dessas obras, que resultam em um tecido sonoro-textual de efeito estético singular que permite diversas análises. Nessa perspectiva, busca-se apontar alguns expedientes criativos do autor e sobrevivente da Shoá e as diferentes perspectivas com que ele interage com a música nas duas obras. O pesquisador procura, ainda, estabelecer e enunciar certas poéticas de escuta, particularmente aquelas de maior acento político, pincelando, nesse processo, os quatro elementos sonoros – altura, duração, intensidade e timbre.
Downloads
Referências
BARENGHI, M. Por que acreditamos em Primo Levi?. Trad.: Pedro Spinola Pereira Caldas. Revista Digital do NIEJ, Rio de Janeiro, ano 5, n.9, p. 12-24, 2015.
BERG, M. Jazz e outros estilos musicais "degenerados" foram alvo dos nazistas. Deutsche Welle. Berlim, 1 jun. 2013. Disponível em: <https://p.dw.com/p/18fq9> Acesso em 20 ago. 2021.
CELAN, P. “Fuga da Morte”. In: Sete Rosas Mais Tarde (antologia poética). Trad. João Barrento e Y.K. Centeno. Lisboa: Editora Cotovia, 1993.
Dicionário de Português licenciado para Oxford University Press. Editora Objetiva, 2012.
HUYSSEN, A. Seduzidos pela Memória: arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2001.
KAMIEN, R. Music: An Appreciation. Nova Iorque: Mc-Graw Hill, 2003.
LERNER, S R N. A música como memória de um drama: o Holocausto. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2017.
LESSA, R. “O Silêncio e sua Representação”. Laboratório de Estudos Hum(e)anos – Online, Rio de Janeiro, 2008.
LEVI, P. É isto um homem?. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1988.
LEVI, P. A trégua. São Paulo: Companhia Das Letras, 2010.
MATOS, L. Escuta Crítica – poesia e a palavra em performance. Blog Revista-Disco Blliss Não Tem Bis. 22 abr. 2014. Disponível em <http://blissnaotembis.com/blog/2014/04/revista-disco-blliss-nao-tem-bis-escuta-critica-poesia-e-a-palavra-em-performance.html> Acesso em 25 ago. 2021.
NATTIEZ, J. Music and Discourse: Toward a Semiology of Music. New Jersey: Princeton University Press,1990.
OBICI, G L. Condição da escuta: mídias e territórios sonoros. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.
OSTINATO. In: Wikipedia : a enciclopédia livre. [São Francisco, CA: Fundação Wikimedia], 2020. Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ostinato> Acesso em 12 ago. 2021.
SENNE, T. Mostra em Bayreuth expõe destinos de músicos vítimas do antissemitismo. Deutsche Welle. Berlim, 29 jul. 2012. Disponível em: <https://p.dw.com/p/15eeb> Acesso em 10 ago. 2021.
TAVARES, G M. Breves notas sobre música. Lisboa: Relógio D’Água Editores. 2015.
VIDAL, E. “O Riso Leviano”. Hurbinek: Revista do Centro Primo Levi PUC-Rio, Rio de Janeiro, vol. 1, n.1, 2021, no prelo.
WESTERMANN, E B. How the Nazis used music to celebrate and facilitate murder. The Conversation. Boston, 12 mar. 2021. Disponível em https://theconversation.com/how-the-nazis-used-music-to-celebrate-and-facilitate-murder-155704> Acesso em 27 ago. 2021.
A TRÉGUA. Direção: Francesco Rosi. Produção: 3 Emme Cinematografica, Stéphan Films. Filme, 125 min. 1997.
TREM DA VIDA. Direção: Radu Mihaileanu. Produção: Noé Productions, Raphaël Films, 7ï A, Hungry Eye Lowland Pictures, Le Studio Canal +, RTL-TVI. Filme, 103 min. 1998.
A VIDA é bela. Direção: Roberto Benigni. Produção: Melampo Cinematográfica, Cecchi Gori Group Tiger Cinematografica. Filme, 116 min. 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Leandro Donner
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).