Nênia: a musicalidade nos versos poéticos de Maria Firmina dos Reis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i31p312-325

Palavras-chave:

Poesia, Música, Maria Firmina dos Reis, Nênia

Resumo

A música estabelece contato direto com a memória e, para ter memória, diversos povos criaram música. Então, por mais que fosse submetida ao esquecimento, a música é sintoma. Com isso, estratos sonoros da literatura, como as imagens acústicas a partir de assonâncias, consonâncias, aliterações, variações métricas, tímbricas denotam o impacto deixado pela arte dos sons na arte das letras. A investigação aqui empreendida não é a comprovação de que Maria Firmina dos Reis era compositora, mas, que sua poesia Nênia pode guardar aspectos inerentes a sua musicalidade. Isso posto, no intuito de encontrar vestígios musicais na obra de Maria Firmina dos Reis, vasculha-se o poema que faz parte de seu livro Cantos à beira-mar, de 1871. Os teóricos utilizados para este percurso serão Antonio Candido (2006), Cavalcanti Proença (1955), Paulo Henrique Britto (2010) e Bruno Kiefer (1973).

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Publicado

2022-01-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Santiago, D. L. (2022). Nênia: a musicalidade nos versos poéticos de Maria Firmina dos Reis . Revista Criação & Crítica, 31(31), 312-325. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i31p312-325