Do pé à letra: A caminhada em Suite Vénitienne, de Sophie Calle, sob a perspectiva intermidiática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i34p137-152

Palavras-chave:

Sophie Calle, Flânerie , Caminhada, Fotografia, intermidialidade

Resumo

O presente artigo pretende analisar a obra Suite Vénitienne (1983), da artista e escritora Sophie Calle, a partir de uma abordagem intermidiática do caminhar enquanto processo poético e estético. Para tanto, levará em consideração as discussões teóricas presentes principalmente em Baudelaire (1983); Careri (2013); Coverley (2015) e Clüver (2011). Nesse sentido, almeja investigar como tal obra se inscreve, de um lado, em uma tradição tanto literária quanto artística, já consolidada pela crítica, da caminhada e, de outro, escapa de tais tradições e aloca-se em um entrelugar justamente pelo seu caráter intermidiático.

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Biografia do Autor

  • Larissa Fontenelle Gontijo, Universidade Federal de Minas Gerais

    Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

  • Márcia Arbex, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Literatura Francesa pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris III, Márcia é professora titular da Faculdade de Letras da UFMG, atuando no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Gontijo, L. F. ., & Arbex, M. (2022). Do pé à letra: A caminhada em Suite Vénitienne, de Sophie Calle, sob a perspectiva intermidiática . Revista Criação & Crítica, 34, 137-152. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i34p137-152