A circulação de algumas noções barthesianas em Los diarios de Emilio Renzi
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i35p307-330Palavras-chave:
Roland Barthes, Ricardo Piglia, Circulação da críticaResumo
O objetivo desse artigo é investigar a circulação das ideias de Roland Barthes em Los Diarios de Emilio Renzi do escritor argentino Ricardo Piglia. Ao longo dos três volumes dos diários, Ricardo Piglia mobiliza uma constelação de obras e autores, sendo Barthes um dos escritores citados. Explorando a frequência das citações e seu conteúdo, podemos vislumbrar alguns aspectos da presença das noções críticas barthesianas e como elas foram lidas e compreendidas por Piglia. O movimento de aproximação ou distanciamento de Piglia em relação a obra barthesiana fornece pistas do movimento da crítica argentina em relação as ideias francesas que circulavam no período. Pode-se, assim, estabelecer relações entre as citações a Barthes nessa obra de Piglia e a circulação das noções barthesianas na crítica literária argentina, buscando entender como essa crítica foi transformada por essas noções.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. Le discours amoureux. Séminaire à l’École pratique des hautes études 1974-1976 suivi de Fragments d’un discours amoureux. Paris : Seuil, 2007.
BARTHES, Roland. Mitologias. Rio de Janeiro: Difel, 2009.
BARTHES, Roland. O grau zero da escrita. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BARTHES, Roland. O discurso da história. In: BARTHES, Roland. O Rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004b.
HIDALGO NÁCHER, Max. Los discursos de la crítica literaria argentina y la teoría literaria francesa (1953–1978). In: 452ºF, revista de Teoría de la Literatura y Literatura Comparada 12, p. 102–131, 2015.
KAMENSZAIN, Tamara. La novela del intelecto. Confirmado, n.º 463, 16 de noviembre 1978.
PANESI, Jorge. La crítica argentina y el discurso de la dependencia [1985]. Críticas. Buenos Aires: Norma, 2000.
PIGLIA, Ricardo. Os diários de Emilio Renzi: anos de formação. Tradução de Sérgio Molina. São Paulo: Todavia, 2017.
PIGLIA, Ricardo. Os diários de Emilio Renzi: os anos felizes. Tradução de Sérgio Molina. São Paulo: Todavia, 2019.
PIGLIA, Ricardo. Os diários de Emilio Renzi: um dia na vida. Tradução de Sérgio Molina. São Paulo: Todavia, 2021.
PIGLIA, Ricardo. Tres propuestas para el próximo milenio (y cinco dificultades) - Mi Buenos Aires querida. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2001.
PINO ESTIVILL, Esther. “Déplacer la parole, c’est faire une révolution”: Barthes por una crítica de la periferia. Revista Criação & Crítica, [S. l.], n. spe, p. 136-142, 2015. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/article/view/109032.> Acesso em: 26 fev. 2023.
PINO ESTIVILL, Esther. La recepción crítica de Roland Barthes en España y Argentina. In: Revue Roland Barthes, n°2, 2015b. Disponível em: <http://www.roland-barthes.org/article_pino_estivill.html>. Acesso em 25 fev. 2023.
PODLUBNE, Judith. La Pérdida de la Inocencia. Los primeros lectores de Barthes en la crítica literaria argentina: Masotta y Rosa. In: Revista Iberoamericana, volume LXXXIII, número 261, p. 899-921, Octubre-Diciembre 2017.
SOLLERS, Philippe. Sade dans le texte. In: Tel Quel, Paris, n° 28, hiver 1967.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).