A poeta invisível: a posição do sujeito em La Bandera de Chile, de Elvira Hernández, a partir da morte do autor barthesiana
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i35p100-117Palavras-chave:
Elvira Hernández, Roland Barthes, A morte do autor, CensuraResumo
O artigo propõe uma aproximação entre a ética e os procedimentos de escrita da poeta chilena Elvira Hernández (1951-) e a perspectiva do crítico francês Roland Barthes (1915-1980) sobre a posição do autor, descrita no ensaio “A morte do autor”, publicado na obra O rumor da língua. Para isso, foram analisados três poemas da obra La bandera de Chile (1991) em relação à construção do sujeito na obra. Um diálogo entre Barthes e Hernández é elaborado, ancorado em entrevistas e textos críticos da poeta, nos quais ela defende a prioridade da palavra em detrimento do autor. O artigo também traça um breve panorama da circulação de Barthes no Chile ditatorial, mapeando relações entre poetas, professores e críticos, bem como textos em que mencionam o pensamento barthesiano, e propondo uma leitura sobre suas consequências estético-políticas no contexto autoritário e censório do período.
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