Cenas de um discurso monstruoso

Auteurs

  • Patricia Trindade Nakagome Universidade de Brasília

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i36p52-77

Mots-clés :

Universidade, Maternidade, Monstruosidade, Escuta

Résumé

Na tentativa de responder a uma chamada para pensar irrupção e reação no meio acadêmico, busquei captar não elementos antagônicos, mas uma imbricada ligação de monstruosidade e amor, inclusive em mim mesma. Para tanto, centrei a discussão em dois textos literários voltados às relações familiares, apostando que, ao olhar para esse meio em que afeto e dor se combinam na formação de pessoas, consiga levantar pontos para refletir sobre a universidade, essa alma mater. Mesclando a leitura das obras com episódios autobiográficos, atento-me especialmente ao caráter movente da filiação, em que filhos e estudantes logo podem ocupar o lugar de pais e professores. Essa dinâmica talvez possa gerar um olhar mais amoroso para o outro e também um reconhecimento da herança monstruosa em si.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • Patricia Trindade Nakagome, Universidade de Brasília

    Professora da Universidade de Brasília. Doutora pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada - USP

Références

FOUCAULT, Michel. Os anormais: curso no Collège de France (1974-1975). Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

GARDEL, Stênio. A palavra que resta. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

GUNDAR-GOSHEN, Ayelet. Despertar os leões. São Paulo: Todavia, 2020.

KAFKA, Franz. Carta ao pai. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

MÃE, Valter Hugo. O filho de mil homens. Rio de Janeiro: Biblioteca Azul, 2016.

MERCADO, Tununa. O tempo de uma poética feminista. Revista Capivara, n. 2. 2018. Disponível em: https://www.revistacapivara.com/poetica-feminista Acesso em 13mai2023.

MUNRO, Alice. O amor de uma boa mulher. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

PACHECO, José. Construtor de pontes. [Entrevista concedida a Maria Júlia Lledó]. Revista E, São Paulo, n.08, p.16-22, fevereiro de 2023.

PEREIRA, Antonio Marcos. Eu queria ser um crítico rosarino. In: CHARBEL, Felipe;

MAGRI, Ieda; GUTIÉRREZ, Rafael (Orgs.). Experimento aberto: invenções no ensaio e na crítica. Belo Horizonte, Relicário, 2021.

ROMPENDO o silêncio. Direção de Giuliano Cedroni e Marina Person. Série documental para HBO, 2021.

PHILIPSON, Gabriel Salvi. Emplasto sísmico?. Crítica Cultural, vol. 15, n.1, p.153-165, jan/jun 2020. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/ Critica_Cultural/article/view/8626/pdf Acesso em 20jan2023.

PIGLIA, Ricardo. O que é um leitor?. O último leitor. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

PRECIADO, Paul B. Eu sou o monstro que vos fala: relatório para uma academia de psicanalistas. Trad. Carla Rodrigues. São Paulo: Zahar, 2022.

VUONG, Ocean. On Earth We're Briefly Gorgeous: A Novel. Penguin Press, 2019.

VUONG, Ocean. Sobre a terra somos belos por um instante. Rio de Janeiro: Rocco, 2021.

VUONG, Ocean. Time is a Mother. Penguin Press, 2022.

Téléchargements

Publiée

2023-10-26

Comment citer

Nakagome, P. T. (2023). Cenas de um discurso monstruoso. Revista Criação & Crítica, 36, 52-77. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i36p52-77