Cenas de um discurso monstruoso
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i36p52-77Mots-clés :
Universidade, Maternidade, Monstruosidade, EscutaRésumé
Na tentativa de responder a uma chamada para pensar irrupção e reação no meio acadêmico, busquei captar não elementos antagônicos, mas uma imbricada ligação de monstruosidade e amor, inclusive em mim mesma. Para tanto, centrei a discussão em dois textos literários voltados às relações familiares, apostando que, ao olhar para esse meio em que afeto e dor se combinam na formação de pessoas, consiga levantar pontos para refletir sobre a universidade, essa alma mater. Mesclando a leitura das obras com episódios autobiográficos, atento-me especialmente ao caráter movente da filiação, em que filhos e estudantes logo podem ocupar o lugar de pais e professores. Essa dinâmica talvez possa gerar um olhar mais amoroso para o outro e também um reconhecimento da herança monstruosa em si.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
FOUCAULT, Michel. Os anormais: curso no Collège de France (1974-1975). Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
GARDEL, Stênio. A palavra que resta. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
GUNDAR-GOSHEN, Ayelet. Despertar os leões. São Paulo: Todavia, 2020.
KAFKA, Franz. Carta ao pai. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
MÃE, Valter Hugo. O filho de mil homens. Rio de Janeiro: Biblioteca Azul, 2016.
MERCADO, Tununa. O tempo de uma poética feminista. Revista Capivara, n. 2. 2018. Disponível em: https://www.revistacapivara.com/poetica-feminista Acesso em 13mai2023.
MUNRO, Alice. O amor de uma boa mulher. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
PACHECO, José. Construtor de pontes. [Entrevista concedida a Maria Júlia Lledó]. Revista E, São Paulo, n.08, p.16-22, fevereiro de 2023.
PEREIRA, Antonio Marcos. Eu queria ser um crítico rosarino. In: CHARBEL, Felipe;
MAGRI, Ieda; GUTIÉRREZ, Rafael (Orgs.). Experimento aberto: invenções no ensaio e na crítica. Belo Horizonte, Relicário, 2021.
ROMPENDO o silêncio. Direção de Giuliano Cedroni e Marina Person. Série documental para HBO, 2021.
PHILIPSON, Gabriel Salvi. Emplasto sísmico?. Crítica Cultural, vol. 15, n.1, p.153-165, jan/jun 2020. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/ Critica_Cultural/article/view/8626/pdf Acesso em 20jan2023.
PIGLIA, Ricardo. O que é um leitor?. O último leitor. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
PRECIADO, Paul B. Eu sou o monstro que vos fala: relatório para uma academia de psicanalistas. Trad. Carla Rodrigues. São Paulo: Zahar, 2022.
VUONG, Ocean. On Earth We're Briefly Gorgeous: A Novel. Penguin Press, 2019.
VUONG, Ocean. Sobre a terra somos belos por um instante. Rio de Janeiro: Rocco, 2021.
VUONG, Ocean. Time is a Mother. Penguin Press, 2022.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, avec le travail sous la Licence Creative Commons Attribution qui permet le partage du travail avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue scientifique.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de la contribution publiée dans cette revue (par exemple, publication institutionnelle ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la publication initiale et originale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple auprès de leurs institutions ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des échanges académiques productifs, ainsi qu'une croissance de l'impact et de la citation de l'article publié (Voir The Effect of Open Access).