Roland Barthes: a crítica como uma resposta ativa e o "método do jogo"

Autores

  • Alberto Giordano Universidad Nacional de Rosario

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i35p350-369

Palavras-chave:

Barthes, diário, luto, ensaio, jogo, paradoxo

Resumo

Este artigo é uma reescrita de uma das aulas do curso "Roland Barthes y la escritura del duelo", no âmbito de uma leitura do Journal de deuil (1977-1979) do crítico francês, prestando atenção aos impulsos diarísticos que reconfiguram, no registro, as aflições e as experiências do autor. Nestas, há uma insistência que é reconhecida nas últimas obras de Barthes, aquelas em que ocorre uma notável virada autobiográfica: a necessidade de responder de forma ativa à afirmação da linguagem literária sobrevive - e sobrevém. Essa disposição é, na lógica barthesiana, um desvio da força esmagadora exercida pela crítica como instituição, cujas operações tendem a generalizar e totalizar. O método dessa resposta ativa é o "método do jogo", um paradoxo: resgatar, por meio de experimentação formal, os gestos irreduzíveis e irreverentes do não produtivo, do aleatório, daquilo que coloca em jogo o corpo do ensaísta crítico. Este último diz respeito, em particular, à forma deste artigo. Aqui, a entrada no Journal não se esgota no progresso expositivo da aula, mas sim uma busca ensaística está por trás dela. A leitura adquire, assim, no curso, a modalidade de um excurso, do que está nas bordas, do que está fora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Giordano, Universidad Nacional de Rosario

Profesor Titular de Análisis y Crítica II en la Facultad de Humanidades y Artes de la Universidad Nacional de Rosario.

Referências

BARTHES, R. “Prefacio”. En BARTHES, R. Ensayos críticos. Trad. Carlos Pujol. Barcelona: Seix Barral, 1983.

BARTHES, R. Roland Barthes por Roland Barthes. Barcelona: Kairós, 1978.

BARTHES, R. El placer del texto y Lección Inaugural. México: Siglo XXI, 1982.

BARTHES, R. “Chateaubriand: Vida de Rancé”. En BARTHES, R. El grado cero de la escritura y nuevos ensayos críticos. México: Siglo XXI, 1983.

BARTHES, R. “Fragmentos de un discurso amoroso”. En: BARTHES, R. El grano de la voz. Entrevistas 1962-1980. México: Siglo XXI, 1983.

BARTHES. Crítica y verdad. Trad. José Bianco. México, Siglo XXI, 1985.

BARTHES, R. “Deliberación”. En: BARTHES, R. Lo obvio y lo obtuso. Imágenes, gestos, voces. Trad. de C. Fernández Medrano. Barcelona: Paidós, 1986.

BARTHES, R. “Mucho tiempo he estado acostándome temprano’”. En BARTHES, R. El susurro del lenguaje. Trad.: C. Fernández Medrano. Barcelona: Paidós, 1987.

BARTHES, R. Incidentes. Edición de François Wahl. Trad. de Jordi Llovet. Barcelona: Anagrama, 1987.

BARTHES, R. “La oscilación”. En BARTHES, R. Variaciones sobre la literatura. Buenos Aires: Paidós, 2003.

BARTHES, R. Lo neutro. Notas de cursos y seminarios en el Collège de France, 1977-1978. Argentina: Siglo XXI, 2004.

BARTHES, R. La preparación de la novela. Notas de cursos y seminarios en el Collège de France, 1978-1979 y 1979-1980. Texto establecido, anotado y presentado por Nathalie Léger. Edición en español al cuidado de Beatriz Sarlo. Trad. Patricia Wilson. Buenos Aires: Siglo XXI, 2005.

BARTHES, R. Diario de duelo. 26 de octubre de 1977 - 15 de septiembre de 1979. Texto establecido y anotado por Nathalie Léger. Trad. de Adolfo Castañón. México: Siglo XXI, 2009.

BARTHES, R. El Imperio de los signos. Barcelona: Seix Barral, 2016.

BLANCHOT, M. “Los grandes reductores”. En BLANCHOT, M. La risa de los dioses. Madrid: Taurus, 1976.

DERRIDA, J. “Descartes: Lengua e institución filosófica” y “Kafka: Ante la ley”. En DERRIDA, J. La filosofía como institución. Trad.: Ana Azurmendi. Barcelona: Granica, 1984.

FIEL, D. “Vita Nova, una novela de sí mismo”. En BARTHES, R. Vita Nova. Santiago: Marginalia, 2018.

GIORDANO, A. “El giro autobiográfico del último Barthes”. Boletín/22 CETYCLI, 2023, pp. 14-36.

LACOUE-LABARTHE, P. y NANCY, J. El absoluto literario. Teoría de la literatura del romanticismo alemán. Trad. Cecilia González y Laura Carugati. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2012.

PROUST, M. “Prólogo”. En PROUST, M. Contra Sainte-Beuve. Buenos Aires: Losada, 2011.

Downloads

Publicado

2023-08-02

Como Citar

Giordano, A. (2023). Roland Barthes: a crítica como uma resposta ativa e o "método do jogo". Revista Criação & Crítica, (35), 350-369. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i35p350-369