Crítica da Virada: Carta Escrita por uma Aluna de uma Disciplina de Historiografia Literária Justificando a Recusa em Ler um Romance

Autores

  • Lúcia Ricotta Vilela Pinto Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i36p78-98

Palavras-chave:

Racismo, Sexismo, Estudos Literários, Universidade

Resumo

O artigo apresenta uma carta escrita por uma aluna da disciplina de Historiografia Literária, na Escola de Letras da Unirio, que se recusou a continuar a ler um romance insuportável para ela. Dialogando com a abordagem da aluna sobre o romance, o artigo consiste em um modo de responder à carta, com questionamentos e interrogações sobre a minha própria prática acadêmico-pedagógica. Reflete sobre como lidamos com bibliografias e representações totalizantes em percursos teóricos, ainda associados ao racismo e sexismo. Desenvolve uma discussão sobre a violência no ambiente acadêmico, apresentando o que poderia ser definido como uma proposta disruptiva de graduação em letras, tendo em vista a expansão de formas das literaturas e artísticas contemporâneas e o horizonte de complexa tensão que atravessa existências nas universidades públicas.                                                                                             

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Publicado

2023-10-26

Como Citar

Pinto, L. R. V. (2023). Crítica da Virada: Carta Escrita por uma Aluna de uma Disciplina de Historiografia Literária Justificando a Recusa em Ler um Romance. Revista Criação & Crítica, 36, 78-98. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i36p78-98