A noção de poema em prosa, por Meschonnic

Autores

  • Fernando Paixão Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i37p111-117

Palavras-chave:

poema em prosa, Henri Meschonnic, prosa poética

Resumo

Por se tratar de um gênero híbrido, o poema em prosa costuma ser um tema de controvérsia entre os críticos; enquanto alguns o assumem como um modelo próprio, historicamente consolidado ao longo do século XX, outros refutam essa identidade. O presente artigo visa contribuir com o debate, ao levantar as ideias dede Henri Meschonnic sobre o assunto, tendo em vista seu entendimento da noção de ritmo. O autor francês sugere em seus escritos que o gênero novo implica uma “outra liturgia”, em comparação com a poesia e a prosa. E aponta alguns caminhos para o entendimento dessa expressão heterogênea.

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Biografia do Autor

  • Fernando Paixão, Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros

    Escritor e professor de literatura do Instituto de Estudos Brasileiros, da Universidade de São Paulo.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Ideia da prosa. Lisboa: Cotovia, 1989.

BANDEIRA, Manuel. Libertinagem/Estrela da Manhã, Edição Crítica de Giulia Lanciani. (Coord.) Coleção Archivos 33, São Paulo, 1998.

MESCHONNIC, Henri. Critique du rythme: anthropologie historique du langage. Lagrasse: Verdier, 1982.

VALÉRY, Paul. “Palabras sobre la poesia”. In: Teoría poética y estética. Madrid: Visor, 1998.

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Publicado

2023-01-15

Como Citar

Paixão, F. (2023). A noção de poema em prosa, por Meschonnic. Revista Criação & Crítica, 37, 111-117. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i37p111-117