Sombras do grotesco: violência e horror em O Senhor das Moscas, de William Golding
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i39p282-315Palavras-chave:
O Senhor das Moscas, William Golding, grotesco, violência, horrorResumo
Este artigo analisa a representação do grotesco na obra O Senhor das Moscas, de William Golding, visto que ela expõe a presença de situações chocantes, representando conflitos entre as leis sociais convencionais e a criação de um novo mundo, familiar, porém, estranhado. Assim sendo, primeiramente, mostraremos a trajetória do conceito de grotesco, abordando as mudanças e as variações em seu significado ao longo do tempo. No segundo momento, discutiremos o mundo grotesco na obra em estudo, explorando como o rompimento da infância produz um cenário violento e de horror na narrativa, bem como as metáforas que simbolizam o grotesco e a linguagem grotesca da obra. Para isso, fez-se uma análise a partir das teorias e estudos de Kayser (2013), Hugo (2014), Bakhtin (2010) e Sodré e Paiva (2014). Com este trabalho, é possível verificar que o grotesco está em todos os aspectos narratológicos de O Senhor das Moscas, levando o leitor a refletir sobre a natureza humana, os medos, o horror e a violência que nos cercam.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maíra Lopes; RASERA, Emerson Fernando. Processos grupais em O Senhor das moscas: uma análise pichoniana. Revista da SPAGESP, v. 14, n. 2, p. 114-125, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/325709129_Processos_grupais_em_'o_senhor_das_moscas'_Uma_analise_pichoniana. Acesso em 19 de agosto de 2024.
DE ANDRADE, Ana Carolina Vieira de. Aprendizado ativo de teoria realista através do livro O senhor das moscas. Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalho de conclusão de curso. Relações Internacionais. 2018. Disponível em: https://www.oasisbr.ibict.br/vufind/Author/Home?author=de+Andrade%2C+Ana+Carolina+Vieira. Acesso em 19 de agosto de 2024.
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento; o contexto de François Rabelais. 7. ed. Tradução de Yara Frayeschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2010.
BAZZO, Juliane. Uma reflexão sobre bullying e governamentalidade a partir de três narrativas de ficção. Revista de antropologia Campos. PPGAA/UFPR. Biblioteca digital de periódicos. v. 16, n. 1, p. 52-74, 2015. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/campos/article/view/42884/pdf. Acesso em 20 de agosto de 2022.
FREUD, Sigmund. “O estranho”. In: Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Tradutor Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1976. v.17, p. 275-314.
GOLDING, William. O Senhor das Moscas. Tradutor Sergio Flaksman. 1.ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.
HUGO, Victor. Do grotesco e do sublime: tradução do prefácio de Cromwell. Tradução e notas de Célia Berrettinni. 2. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2014.
KANT, Immanuel. Crítica da Faculdade do juízo. Tradutores Valério Rohden e António Marques. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
KAYSER, Wolfgang. O Grotesco: configuração na pintura e na literatura. São Paulo: Perspectiva, 2013.
RIBEIRO, Lucas Pires. Do Riso Demoníaco ao Riso Religioso na Idade Média. Revista Escritas, v. 10, n. 1, p. 211-239, 2018.
SÁ, Paula Fabrisia Fontinele. A presença do grotesco na obra Le dernier jour d’un condamné, de Victor Hugo. Disponível em: <https://sites.google.com/site/victorhugoeseculo19/e-pesquisas>. Acesso em outubro de 2022.
SANTOS, Fabiano Rodrigo da Silva. Grotesco: um monstro de muitas faces, capítulo de Lira dissonante: considerações sobre aspectos do grotesco na poesia de Bernardo Guimarães e Cruz e Sousa. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
SODRÉ, Muniz. PAIVA, Raquel. O império do grotesco. São Paulo: Editora Ltda, 2014.
VERAS, Adriane Ferreira. A luta pela sobrevivência em O senhor das moscas. In: MAGGIO, Sandra Sirangelo; ZANINI, Claudio Viscia. Transposições Fílmicas As Literaturas de Língua Inglesa no Cinema. 1ed. São Paulo: Editora Bonecker, 2019. p. 11-17.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).