Clarice Lispector e Stéphane Mallarmé: a orquestração do rumor

Autores

  • Vinícius Pacheco Gonçalves Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Departamento de Letras Modernas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v5i9p187-199

Palavras-chave:

Clarice Lispector, Stéphane Mallarmé, espaço sem lugar, rumor.

Resumo

O presente artigo pretende calcular os contrastes da leitura da segunda versão, datada de 1887, do “Sonnet allégorique de lui-même”, de Stéphane Mallarmé, e do conto “O ovo e a galinha”, de Clarice Lispector. Interessa-nos explorar, no referido corpus, possíveis entre-tons nas leituras já consensuais do legado poético mallarmaico, desenhando na intersecção que os textos em questão conformam uma outra possibilidade de enfrentamento do literário: a de espaço sem lugar, nômade, ou seja, sem contas a pagar aos discursos positivos que configuram objetos estáveis no campo de nossa visão cotidiana. Em suma: flagrar os modos de existência, no espaço artístico da literatura, que a ficcionista brasileira e o poeta francês instauram entre a premência sensata da fala sólida e a potência escura do silêncio. Numa palavra: como ambos habitam esse lusco-fusco; como ambos orquestram o rumor de que suas obras são feitas.

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Biografia do Autor

  • Vinícius Pacheco Gonçalves, Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Departamento de Letras Modernas
    Mestrando em Literatura Francesa -Universidade de São Paulo

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Publicado

2012-11-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Clarice Lispector e Stéphane Mallarmé: a orquestração do rumor. (2012). Revista Criação & Crítica, 9, 187-199. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v5i9p187-199