Roland Barthes: Da morte do autor ao seu retorno
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i12p182-194Palavras-chave:
Maurice Blanchot, Michel Foucault, Roland Barthes, AutorResumo
O artigo propõe um percurso que passa pela leitura de artigos de Maurice Blanchot e Michel Foucault para chegar à trajetória de Roland Barthes no que concerne ao debate sobre a figura do autor, desde o célebre artigo “A morte do autor” até seu curso A preparação do romance II, ministrado no Collège de France e publicado postumamente. A análise que se faz aqui privilegia o livro Roland Barthes por Roland Barthes que já anunciava a vaga autobiográfica que iria surgir nos anos subsequentes.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz. Tradução Selvino J. Assmann. S. Paulo: Boitempo, 2008.
BARTHES, Roland. A câmara clara. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1984.
BARTHES, Roland. Roland Barthes por Roland Barthes. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. Tradução de Mário Laranjeira. Prefácio de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Brasiliense, 1988.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. Tradução de J. Guinsburg. Revisão de Alice Kyoko Miyashiro. São Paulo: Perspectiva, 2004a.
BARTHES, Roland. Sade, Fourier, Loyola. Tradução de Mário Laranjeira. Revisão de Andréa Stahel M. da Silva. São Paulo: Martins Fontes. 2005a.
BARTHES, Roland. A preparação do romance II. A obra como Vontade. Notas de curso no Collège de France 1978-1980. Texto estabelecido e anotado por Nathalie Léger. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005b.
BARTHES, Roland. Inéditos vol. I. Teoria. Tradução de Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2004b.
BARTHES, Roland. Inéditos vol. II. Crítica. Tradução de Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2004c.
BARTHES, Roland. Diário de luto. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BARTHES, Roland. Incidentes. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988.
BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
COSTE, Claude. “Roland Barthes par Roland Barthes ou Le démon de la totalité”. Recherches & Travaux. Éditions littéraires et linguistiques de l’université de Grenoble. nº. 75. L’Autoportrait fragmentaire. Disponível em recherchestravaux.revues.org/index372.html. Acesso em 9 de junho de 2013.
DERRIDA, Jacques. Otobiographies. L’enseignement de Nietzsche et la politique du nom propre. Paris: Galilée, 1984-2005.
DOSSE, François. O desafio biográfico. Escrever uma vida. Tradução de Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: EDUSP, 2009.
FIGUEIREDO, Eurídice. Mulheres ao espelho: autobiografia, ficção e autoficção. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.
FOUCAULT, Michel. O que é um autor? Tradução de António Fernando Cascais e Eduardo Cordeiro. Lisboa: Vega/Passagens, 1992.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau a Internet. Organização de Jovita Maria Gerheim Noronha. Tradução de Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte : Ed. UFMG, 2008.
MALLARMÉ, Stéphane. “Crise de vers”, “Variations sur le sujet”. Oeuvres complètes, Paris: Gallimard, La Pléiade, 1945.
OUELLETTE-MICHALSKA, Madeleine. Autofiction et dévoilement de soi. Montréal: XYZ, 2007.
PROUST, Marcel. Contre Sainte-Beuve. Paris: Gallimard, 1954 (Folio).
RIMBAUD, Arthur. “Mauvais sang”. In: Oeuvres poétiques. Chronologie et Préface par Michel Décaudin. Paris: Garnier-Flammarion, 1964.
ROBIN, Régine. Le Golem de l’écriture. De l’autofiction au Cybersoi. Montréal: XYZ, 1997.
ROBIN, Régine. Le roman mémoriel: de l’histoire à l’écriture du hors lieu. Montréal: Les Editions du Préambule, 1989.
ROBIN, Régine. Cybermigrances. Traversées fugitives. Montréal: VLB Editeur, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).