Sergio Blanco (1971 - 2015)

o suicídio como ato poético

Autores

  • Ricardo Augusto de Lima Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i23p135-160

Palavras-chave:

autof icção cênica, Sergio Blanco, La ira de Narciso, espaço de morte, suicídio

Resumo

Partindo do conceito ainda recente de autoficção cênica, proponho neste artigo uma aproximação entre a obra La ira de Narciso, de Sergio Blanco, de 2015, e alguns conceitos de Maurice Blanchot, como os de “experiência do fora” e de literatura como espaço de morte. Se entendermos a linguagem literária como aquela que institui uma nova realidade, podemos pensar a morte de um personagem homônimo como um suicídio ficcional ou, emprestando a expressão de Angélica Liddell, um “sacrifício como ato poético”. Ademais, a morte de um personagem que leva o mesmo nome de seu autor evoca a discussão de Roland Barthes sobre a morte autoral, aqui concretizada de duas formas: pela destruição de toda voz antecedente ao texto literário e pela autodestruição promovida pela escrita, sempre parricida, no aqui-agora da literatura e, com mais ênfase, do teatro. Logo, considero também pertinentes nestas reflexões os problemas da representação e de como a literatura se torna palco do fascínio e do temor do Eu em relação à própria morte e sua potência criadora.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANDRE, W.; SOUZA, G. R. O suicídio na literatura. In: 1º ENCONTRO NACIONAL DE DIÁLOGO LITERÁRIOS: um olhar para as poéticas contemporâneas, 2017. Anais do 1º Encontro Nacional de Diálogos Literários: um olhar para as poéticas contemporâneas. Campo Mourão: UNESPAR, p. 459-467.

BARRIENTOS, J.L. G. “Paradojas de la autoficción dramática”. In: CASAS, Ana Casas (Ed.). El yo fabulado. Nuevas aproximaciones críticas a la autoficción. Madrid: Iberoamericana, 2014.

BARTHES, R. “A morte do autor”. In: ______. Rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BATAILLE, G. O Erotismo. Trad. Antônio Carlos Viana. Porto Alegre: L&PM, 1987.

BATAILLE, G. O A experiência interior: seguida de Método de Meditação e Postscriptum 1953: Suma ateológica, vol. 1. Trad. Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

BLANCHOT, M. O Espaço literário. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.

BLANCHOT, M. O A conversa infinita. Trad. Aurélio Guerra Neto. São Paulo: Escuta, 2010.

BLANCHOT, M. O “Literatura e o direito à morte”. In.: ______. A parte do fogo. Trad. Ana Maria Scherer. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

BLANCO, S. La ira de Narciso. 2015. Versão cedida pelo autor.

BLANCO, S. Las miradas poéticas de Narciso y Medusa: la transformación de lo real. Ars & Humanitas, Liubliana, v. 9, n. 1. p. 14-19, 2015. Disponível em: <https://revije.ff.unilj.si/ arshumanitas/article/view/3414/3118>. Acesso em 20 nov. 2018.

COLONNA, V. L’Autoficction. Essai sur la ficcionnalisation de soi en littérature. 1989. 222f. Tese. Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS), Paris, 1989. Disponível em: <https://tel.archives-ouvertes.fr/tel-00006609/document>. Acesso em 20 nov. 2018.

DOUBROVSKY, S. Fils. Paris: Galilée, 1977.

ECO, U. “Parâmetros da semiologia teatral”. In: HELBO, André (Org.). Semiologia da representação. São Paulo: Cultrix, 1980.

ESSLIN, M. Uma anatomia do Drama. Trad. Bárbara Heliodora. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

HUBIER, S. Littératures intimes: Les expressions du moi, de l´autobiographie à l´autofiction. Paris: Armand Colin, 2003.

LIDDELL, A. El sacrificio como acto poético. Madrid: Editorial Continta Me Tienes, 2014. (Colección Escénicas)

PAVIS, P. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008.

PINEZI, G. V. R. A experiencia literária de Jack Kerouac: A criação da liberdade, a liberdade da criação. 2015. 307f. Tese (Doutorado em Letras). UEL, Londrina, 2015. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000204558>. Acesso em: 20 nov. 2018.

PIRANDELLO, L. Seis personagens à procura de um autor. Trad. Fernando Correa Fonseca. São Paulo: Nova Cultural, 2003.

SÓFOCLES. Rei Édipo. Trad. Ordep Serra. São Paulo: Ed. Peixoto Neto, 2004.

WOOD, J. Como funciona a ficção. São Paulo: Cosac Naify, 2012. (Portátil 6)

Downloads

Publicado

2019-04-26

Como Citar

Sergio Blanco (1971 - 2015): o suicídio como ato poético. (2019). Revista Criação & Crítica, 23, 135-160. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i23p135-160