Multiálogo e arco tenso: poemas intermídia de Décio Pignatari
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i28p169-187Palavras-chave:
poesia concreta, poemas intermídias, Claus Clüver, Lucia Santaella, suportes, intermidiResumo
Décio Pignatari (1927-2012) era o mais irreverente do trio de poetas concretos que compunha junto com os irmãos Haroldo e Augusto de Campos. A ousadia de Pignatari está na sátira, mas também no multiálogo das mídias, que ele experimenta por meio de diferentes suportes nos poemas intermídia. O objetivo do trabalho foi trazer a poesia de Décio Pignatari para o campo de análise do suporte de inscrição, sugerindo um diálogo ativo com o contemporâneo digital. Observa-se que existe algum dado tecnomoderno nos poemas intermídia um movimento (1956), hombre hambre hambra (1957) e caviar (1959), que transitam entre os suportes da página e do áudio. Para compor a discussão teórica do conceito de intermídia foram utilizados os textos: Inter textos/ inter artes/ inter media (2006) e Concrete poetry and the new performance arts: intersemiotic, intermedia, intercultural (2000), de Claus Clüver. Já os textos: A poesia concreta como precursora da cibercultura (2006) e Décio Pignatari entre a vida, os signos e a memória (2016), de Lucia Santaella, articularam o diálogo entre os poemas e o contexto digital.
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