Falar, pensar, olhar: três verbos da gastronomia balzaquiana
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i18p51-64Palavras-chave:
Balzac, romance, literatura, gastronomia, visualidadeResumo
O presente artigo pretende discutir a maneira como a poética balzaquiana atribui uma condição indispensável à comida na representação da vida do homem do século XIX em A Comédia Humana. A partir de uma leitura panorâmica dos romances balzaquianos, procuramos, primeiramente, analisar a relação entre a comensalidade e as características formais do texto. Em segundo lugar, seguindo outra vertente de sua poética, apontamos a dimensão epistemológica sobre a comida no movimento do pensamento balzaquiano presente na narrativa. Finalmente, como não poderia deixar de ser, em se tratando da poética balzaquiana, revisitamos a relação entre o descritivo e os aspectos visuais da representação gastronômica.Downloads
Referências
AMBRIÈRE, Madeleine. “Balzac et l’énergie”. In: Ambrière, Madeleine. “Balzac et l’énergie”. Romantisme. Paris: 1984, n°46, p.43-48.
AUERBACH, Erich. “Na Mansão de La Mole. In: Auerbach, Erich. Mimesis. São Paulo: Perspectiva, 2004, p.419-431.
BALZAC, Honoré de. Écrits sur le Roman. Anthologie. Textes choisis, présentés et annotés par Stéphane Vachon. Paris: Le livre de Poche, 2000.
BALZAC, Honoré de. Illusions perdues. La Comédie Humaine. Édition de Marcel Bouteron. Paris : Gallimard, « Pléaide », , t.IV, 1935.
BALZAC, Honoré de. La Maison Nucingen. La Comédie Humaine. Paris : Éditions du Seuil, t.V, 1966.
BALZAC, Honoré de. Le Cousin Pons. La Comédie Humaine. Édition de Marcel Bouteron. Paris : Gallimard, « Pléaide », t.VI, 1936.
BALZAC, Honoré de. La Peau de chagrin. La Comédie Humaine. Édition publié sous la direction de Pierre-Georges Castex. Paris : Gallimard, « Pléaide », t.X, 1979.
BALZAC, Honoré de. Le Père Goriot. La Comédie Humaine. Édition de Marcel Bouteron. Paris : Gallimard, « Pléaide », t.II, 1935.
BALZAC, Honoré de. Physiologie du mariage. La Comédie Humaine. Édition de Marcel Bouteron. Paris : Gallimard, « Pléaide », t.X, 1937.
BALZAC, Honoré de. La Rabouilleuse. La Comédie Humaine. Édition publié sous la direction de Pierre-Georges Castex. Paris : Gallimard, « Pléaide », t.IV, 1976.
BALZAC, Honoré de. A Casa de Nuncigen. A Comédia Humana. Introduções, notas e orientação de Paulo Rónai. Rio de Janeiro: Editora Globo, v.VIII, 1952.
BALZAC, Honoré de. Ilusões Perdidas. A Comédia Humana. Introduções, notas e orientação de Paulo Rónai. Rio de Janeiro: Editora Globo, v.XV, 1954.
BALZAC, Honoré de. Fisiologia do Casamento. A Comédia Humana. Introduções, notas e orientação de Paulo Rónai. Rio de Janeiro: Editora Globo, v. XVII, 1993.
BALZAC, Honoré de. O Primo Pons. A Comédia Humana. Introduções, notas e orientação de Paulo Rónai. Rio de Janeiro: Editora Globo, v.X, 1952.
BALZAC, Honoré de. O Pai Goriot. A Comédia Humana. Introduções, notas e orientação de Paulo Rónai. Rio de Janeiro: Editora Globo, v.IV, 1954.
BALZAC, Honoré de. A Pele de Onagro. A Comédia Humana. Introduções, notas e orientação de Paulo Rónai. Rio de Janeiro: Editora Globo, v.XV, 1954.
BALZAC, Honoré de. Um Aconchego de Solteirão. A Comédia Humana. Introduções, notas e orientação de Paulo Rónai. Rio de Janeiro: Editora Globo, v.VI, 1955.
BENJAMIN, Walter. “Q [Panorama]”. In: BENJAMIN, Walter. The Arcades Projects. Cambridge, Mass: Belknap Press of Harvard University Press, 2002, p.542-551.
DIAZ, José-Luiz. Devenir Balzac. L’Invention de l’écrivain par lui-même. Nice : Christian Pirot, 2007.
FOUCALT, Michel. L’Usage des Plaisirs. Histoire de la Sexualité. Paris : Gallimard, 1984.
HAMON, Philippe. Du Descriptif. Paris: Hachette supérieur, 1993.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Sens et Non Sens. Paris : Les Éditions Nagel, 1966.
MUHLSTEIN, Anka. Balzac's Omelette: A Delicious Tour of French Food and Culture with Honoré de Balzac. New York: Other Press, 2010.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Mythologiques. L’Origine Des Manières de Tables. Paris : Plon, t. 2, 1968.
VACHON, Stéphane. Les Travaux et les jours d’Honoré de Balzac. Paris: Presses Universitaires de Vincennes/Presses du CNRS/ Les Presses de l »université de Montréal, 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).