Fotografia e escrita

presença in absentia

Autores

  • Laura Taddei Brandini Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v1i25p119-132

Palavras-chave:

Fotografia, Literatura, Morte, Roland Barthes

Resumo

A proposta deste artigo é fazer uma releitura da Câmara clara(1980), de Roland Barthes, tendo em vista a teia de relações que essa obra cria ligando a fotografia, a escrita e o luto. Para tanto, na esteira de numerosos críticos, defendo sua compreensão não como um texto teórico, mas literário, em que o escritor expõe o caminho reflexivo que percorre para tentar reencontrar sua mãe, morta. O diferencial deste texto com relação à fortuna crítica sobre esse, que foi o último livro que Barthes publicou em vida, reside em evidenciar como da contemplação da fotografia o escritor passa à escrita da mesma, que é a escrita do « nada a dizer ». Nesse processo, o tempo, enquanto elemento da narrativa, tem papel fundamental, como minhas análises do texto barthesiano demonstrarão.

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Biografia do Autor

  • Laura Taddei Brandini, Universidade Estadual de Londrina

    Laura Taddei Brandini (laura@uel.br) é graduada em Letras pela Universidade de São Paulo. Fez mestrado na mesma instituição, tendo estudado as marcas francesas nas crônicas de Tarsila do Amaral, e obteve um Diplôme d’Études Approfondies (DEA) na Universidade de Genebra com uma dissertação sobre autores franceses no Diário Crítico de Sérgio Milliet. É doutora pelas universidades de São Paulo e de Genebra com tese sobre a recepção de Roland Barthes no Brasil. Desde 2009 é Professora de Literatura Francesa e Teorias da Tradução na Universidade Estadual de Londrina. Publicou Crônicas e outros escritos de Tarsila do Amaral (Unicamp, 2008), as traduções das seguintes obras de Antoine Compagnon: Literatura para quê? (UFMG, 2009) e Os Antimodernos: de Joseph de Maistre a Roland Barthes (UFMG, 2011), bem como organizou a coletânea Brasil e França: laços literários (EDUEL, no prelo). Atualmente é pós-doutoranda no Centre de Recherches en Littérature Comparée da Universidade de Paris IV – Sorbonne.

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Publicado

2019-12-27

Como Citar

Brandini, L. T. (2019). Fotografia e escrita: presença in absentia. Revista Criação & Crítica, 1(25), 119-132. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v1i25p119-132