Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Histórico do periódico

A Revista Crioula é uma publicação científica dos alunos de pós-graduação da Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo (ECLLP-DLCV-USP).

O periódico promove a difusão da produção científica dos alunos e ex-alunos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP, bem como de pesquisadores de outras universidades do Brasil e do exterior.

 

Desde a sua criação, a revista pretende ser "uma instância da práxis acadêmica, expondo com maior visibilidade os caminhos de reflexão que se produzem na interlocução entre docentes e discentes", conforme prenunciara a professora Tânia Celestino de Macedo na apresentação do primeiro número, em maio de 2007.

A Crioula tem publicado, dentro de um amplo espectro de tendências temáticas e teóricas, artigos e ensaios, que, em boa medida, compõem um mapeamento capaz de configurar um perfil das pesquisas relativas aos Estudos Comparados e, mais sensivelmente, das investigações a respeito das literaturas africanas de língua portuguesa empreendidas nas universidades brasileiras.

Além dos trabalhos de pós-graduandos, o periódico tem trazido a lume intervenções teóricas de importantes docentes, em seus artigos mestres, e contribuições valiosas de alunos a partir de resenhas, diários acadêmicos, perfis e entrevistas.

A publicação, semestral e eletrônica, tem buscado reforçar seus canais de comunicação – por meio das redes sociais – a fim de ampliar a divulgação não apenas da produção científica, como também dos eventos relacionados à área.

Pautada nesse horizonte de expectativas, a Revista Crioula espera, no âmbito da expressão cultural em língua portuguesa, fomentar a produção e divulgação de um conhecimento que se quer acessível e articulado às práticas sociais que lhe servem de arcabouço