Chamada de artigos para o dossiê 29: Produções contemporâneas que impactam o cenário literário

2022-04-01

Dossiê 29: Produções contemporâneas que impactam o cenário literário

 

Prazo de submissão prorrogado pra 09/05/2022 

 

O contemporâneo sempre se renova, se alarga e nos dá pistas de como compreendê-lo. Esta é uma regra corrente também na literatura? O que "Amora", de Natália Borges Polesso, diz sobre o feminino? E que "Torto Arado", de Itamar Vieira Júnior, nos apresenta sobre o Brasil e seu povo na atualidade? O que "Um Corpo Negro", de Lubi Prates, é capaz de revelar sobre a experiência racial nos dias de hoje?

As produções literárias referidas, publicadas, respectivamente, em 2015, 2018, 2019, foram bem recebidas pelo público e pela crítica. São obras finalistas e ganhadoras de prêmios literários de relevância nacional, amplamente traduzidas ("Um Corpo Negro", por exemplo, está disponível em cinco idiomas) e, no caso de "Torto Arado", adotadas para leitura pelo PNLD Literário. 

Em vista disso, é importante averiguar quais são as reflexões teórico-críticas desenvolvidas a respeito de obras que têm impactado, na atualidade, ou seja, de 2010 em diante, o cenário literário em Língua Portuguesa. Assim, para a edição de número 29 da Revista Crioula serão recebidos artigos e ensaios, de autoria de mestrandas/os, mestras/es, doutorandas/os e doutoras/es, que discutam questões atinentes à contemporaneidade nas Literaturas em Língua portuguesa. 

Serão aceitos também resenhas, entrevistas e pequenos textos ficcionais em prosa e poemas, desde que estejam de acordo com as normas de publicação da revista.

Textos que não atendam às normas de submissão serão recusados, por isso recomenda-se a leitura atenta e o atendimento cuidadoso às instruções.