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A educação antirracista e o poema “Tem gente com fome”, de Solano Trindade

Eder Ahmad Charaf Eddine, Luciano de Jesus Gonçalves

Resumo


O contexto da produção desse trabalho é o cenário de implantação da Lei 10.639/2003, que dispõe sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira. Nesse sentido, nossa construção debate a efetivação do documento legal em face de práticas escolares cotidianas. Para isso, o trabalho está dividido em três partes. Na primeira, tratamos sobre o currículo escolar e a educação para as relações raciais; a segunda discorre sobre a literatura e a questão do negro na sociedade; e,  por fim, na terceira, analisamos o poema de Solano Trindade, evidenciando tal texto como um motivador para questões antirracistas em sala de aula. Como resultado das discussões, apontamos a importância do trabalho com a literatura e autores não-canônicos em face das demandas legitimadas por legislação específica.


Palavras-chave


Ensino de Literatura; Educação para as relações etnicorraciais; Poesia na sala de aula

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DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2016.118158

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