O professor de literatura na sociedade líquida contemporânea

Autores

  • Fátima Aparecida Mantovani Silva Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).
  • Vanderléia Silva Oliveira Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2016.118323

Palavras-chave:

sociedade líquida, educação, ensino de literatura.

Resumo

Objetiva-se articular os desafios da educação na sociedade líquida contemporânea Bauman (2010; 2015) com a visada de Ceia (2002) sobre O que é ser professor de literatura. São apresentadas, também, as considerações de Gens (2008) sobre o ensino de literatura e o barulho do mundo no cenário atual. Como proposta dialógica, aborda-se o exemplo de prática em sala de aula quanto ao ensino de literatura revelado pela  docência do Sr. Watts, personagem do romance O Sr. Pip, de Lloyd Jones (2006), em um contexto de conflitos.

 

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Biografia do Autor

Fátima Aparecida Mantovani Silva, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Professora de literatura e Língua Portuguesa da Educação Básica (SEED-PR) e mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Vanderléia Silva Oliveira, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Professora associada do Centro de Letras, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná (CLCA-UENP) e líder do GP-CRELIT.

Referências

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Publicado

2016-12-26

Como Citar

Aparecida Mantovani Silva, F., & Silva Oliveira, V. (2016). O professor de literatura na sociedade líquida contemporânea. Revista Crioula, (18), 51-63. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2016.118323

Edição

Seção

Dossiê: Leitura, Literatura e educação (Artigos)