Deus, Pátria e Família em Rui Simões e valter hugo mãe

Autores

  • Penélope Eiko Aragaki Salles Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2017.126055

Palavras-chave:

Literatura portuguesa, cinema português, ditadura salazarista, valter hugo mãe e Rui Simões.

Resumo

O presente artigo pretende analisar como alguns valores da ideologia salazarista (“Deus, Pátria e Família”) foram tratados em uma produção cinematográfica logo após o fim da ditadura e em uma produção literária portuguesa contemporânea e observar como se deu a ressignificação do passado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Penélope Eiko Aragaki Salles, Universidade de São Paulo (USP)

Mestranda no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

Referências

CASTRO, Maria Leonor Pereira Oliveira.Figurações da velhice nos romances Em Nome da Terrae a máquina de fazer espanhóis. Dissertação de Mestrado. Braga: Universidade Católica Portuguesa, 2013. Disponível em: http://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/13771/1/Tese%20Leonor.pdf.Acesso em: 8/7/2015.

COELHO, Eduardo Prado.Vinte anos de Cinema Português (1962-1982).1. ed.Lisboa: Biblioteca Breve, 1983. (Artes Visuais.)

CUNHA, Paulo. Guerra Colonial e Colonialismo no Cinema Português.In: Revista Estudos do Séc. XX – Colonialismo, Anticolonialismo e Identidades Nacionais, Coimbra: CEIS20, n. 3, 2003. Disponível em: http://www.academia.edu/2240762/Guerra_Colonial_e_Colonialismo_no_Cinema_Portugu%C3%AAs_2003. Acesso em: 8/7/2015.

MÃE, valter hugo. a máquina de fazer espanhóis. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

MARQUES, Carlos Manuel da Silva. Deus, Pátria e Família na literatura da pós-modernidade: uma abordagem de o nosso reinode valter hugo mãe.Dissertação de Mestrado, Lisboa: Universidade Aberta, 2009. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/1503/3/Deus,%20P%C3%A1tria%20e%20Fam%C3%ADlia%20na%20literatura%20da%20p%C3%B3s-modernidade.pdf.Acesso em: 8/7/2015.

MARTINS, Manuel Gonçalves. O Estado Novo e a Igreja Católica em Portugal (1933-1974).IV Congresso Português de Sociologia: Passados Recentes. Futuros Próximos, Coimbra, 2002. Disponível em:http://www.aps.pt/cms/docs_prv/docs/DPR462e076ebe701_1.PDF.Acesso em: 8/7/2015.

PIMENTEL, Irene Flunser. A Polícia Política do Estado Novo Português – PIDE/DGS História, justiça e memória.Acervo, Rio de Janeiro,v. 24, n. 1, 2011. Disponível em:http://revistaacervo.an.gov.br/seer/index.php/info/article/view/467/392. Acesso em: 8/7/2015.

SALAZAR, Antonio de Oliveira. Discursos. Disponível em: http://www.oliveirasalazar.org. Acesso em: 8/7/2015.

SIMÕES, Rui. Deus Pátria Autoridade. Produção: Rui Simões. Roteiro: Rui Simões, Rui Paulo da Cruz. Lisboa: Instituto Português de Cinema; RTP,1976. (103 min.), son., p/b, 35 mm. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2DprY6X3too. Acesso em: 8/7/2015.

SILVA, Ewerton Luiz Figueiredo Moura da. A educação como arma política no Estado Novo Português.História e-História, Campinas, 2010. Disponível em http://www.historiahistoria.com.br/materia.cfm?tb=professores&id=98. Acesso em: 8/7/2015.

SPINDEL, Arnaldo. O que são ditaduras.Coordenação de Vanya Sant’Anna. São Paulo: Brasiliense, 1985. (Primeiros Passos.)

RAPOSO, Leila Cunha; RODRIGUES, Inara de Oliveira. Questões identitárias em a máquina de fazer espanhóis. IV Seminário de pesquisa e extensão em Letras, SEPEXLE, Ilhéus: Universidade Estadual de Santa Cruz, 2012. Disponível em:http://www.uesc.br/eventos/sepexle/ivsepexle/artigos/art11_raposo_rodrigues.pdf. Acesso em: 8/7/2015.

TORGAL, Luís Reis (coord.).O cinema sob o olhar de Salazar. Lisboa: Círculo de Leitores, 2011.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Salles, P. E. A. (2017). Deus, Pátria e Família em Rui Simões e valter hugo mãe. Revista Crioula, 1(19), 133-168. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2017.126055

Edição

Seção

Dossiê: Literatura, cinema, teatro e outras artes - perspectivas históricas (Artigos)