Entrevista com o grupo teatral Alcolu é aqui

Autores

  • Rosana Baú Rabello Universidade de São Paulo (USP)
  • Cláudia Rocha da Silva Universidade de São Paulo (USP). Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2017.132172

Palavras-chave:

Entrevista, literatura, teatro.

Resumo

O grupo teatral Alcolu é aqui foi constituído no início de 2016, na Vila Formosa, zona leste da capital de São Paulo, tendo como proposta a criação de um projeto que abordasse o racismo, com foco no genocídio da população negra. Utilizaram o teatro, a performance e a internet como potencializadores dessa discussão.  
Sensíveis à problemática da violência racial que atinge, especialmente, os jovens, e pensando em como contribuir para reverter esse quadro, o grupo fez a opção política de se aproximar da população, no intuito de discutir o racismo, téte a téte. Essa aproximação é realizada através de oficinas teatrais gratuitas, performances urbanas, leituras dramáticas e de uma plataforma on line onde é possível registrar a ocorrência de situações de racismo, vivenciadas pelas próprias vítimas, em São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Baú Rabello, Universidade de São Paulo (USP)

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestre em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (USP) e doutoranda pelo programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo USP). . 

Cláudia Rocha da Silva, Universidade de São Paulo (USP). Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), graduada em Letras, mestre em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc/UNEB) e doutoranda em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Baú Rabello, R., & Rocha da Silva, C. (2017). Entrevista com o grupo teatral Alcolu é aqui. Revista Crioula, 1(19), 216-232. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2017.132172

Edição

Seção

Dossiê: Literatura, cinema, teatro e outras artes - perspectivas históricas (entrevistas)