Uma rede de afetos, apesar da distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2021.196867

Palavras-chave:

Pandemia COVID-19, redes sociais, literatura brasileira, metodologia científica

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir como redes sociais como o Instagram, geralmente entendido como fator de procrastinação, podem ser utilizadas como plataforma de pesquisa e divulgação científica e literária no contexto do distanciamento social recomendado durante a pandemia de COVID-19. A utilização das redes sociais como ferramenta de estudo proporcionou um contato diversificado com métodos de pesquisa e escrita acadêmica, bem como perfis de escritores dos livros que compõem o corpus da minha pesquisa de doutorado. Para isso, destaco três perfis no Instagram: o perfil da antropóloga e professora da Universidade de Brasília Débora Diniz (@debora_d_diniz), o perfil da escritora e pesquisadora Tatiana Nascimento (@tatiananascivento) e o perfil da também escritora e pesquisadora Natalia Borges Polesso (@nataliaborgespolesso). O acesso semanal às aulas de Débora Diniz proporcionou um uso mais efetivo dos métodos de escrita e pesquisa. Além disso, as discussões sobre o processo de escrita e recepção das obras dos autores, narradas por eles mesmos, auxiliaram na reflexão sobre o corpus da tese. Assim, conclui-se que as redes sociais, pensadas para outros fins, podem revelar-se instrumentos benéficos para a investigação e escrita acadêmica.

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Biografia do Autor

  • Claudiana Gois dos Santos, Universidade de São Paulo

    Doutoranda pelo programa de Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa, pesquisa, desde o Mestrado, a representação de personagens femininas na literatura (2018). Possui graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas, pela Universidade de Santo Amaro (2010), com o trabalho de Conclusão de Curso voltado para a Literatura e Feminismo na obra de Clarice Lispector. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Feminista, Gêneros e Estudos Feministas. Atua na área da Educação como Professora Orientadora de Sala de Leitura Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

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Publicado

2021-07-16

Edição

Seção

Dossiê n. 27: Os desafios em face da pandemia

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