A literatura cada vez mais digital: a presença de escritoras e iniciativas culturais no meio virtual durante o distanciamento social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2021.197505

Palavras-chave:

literatura, virtual, publicização

Resumo

Os quase dois anos de pandemia causaram profundas mudanças em nossas vidas pessoais e em sociedade. Descobrimos, inventamos e recuperamos formas de nos relacionar, comunicar, locomover pela cidade e também de produzir e apreciar literatura. As lives no Instagram, Facebook e Youtube, os vídeos-minuto postados nestas e em outras plataformas, os eventos completamente virtuais  - como lançamentos, saraus e rodas de conversa sobre literatura - são fenômenos que, apesar de não terem sido criados nos longos meses de distanciamento social que experienciamos, se tornaram ferramentas basilares para o compartilhamento e a publicização de trabalhos literários e editoriais. Este artigo, que é um recorte de comunicação oral apresentada no XX Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, objetiva apresentar e examinar algumas experiências virtuais que, ao longo da pandemia de COVID-19, foram e seguem sendo possíveis na trajetória de escritoras e iniciativas culturais brasileiras, como Carol Dall Farra, Conceição Evaristo a FLUP (Festa Literária das Periferias).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Oluwa Seyi Salles Bento, Universidade de São Paulo

    Possui bacharelado (2017) e Licenciatura (2021) em Língua Portuguesa e suas literaturas pela Universidade de São Paulo e Mestrado (2021) em Estudos Comparados de Literaturas de Língua portuguesa do departamento de Letras Clássicas e Vernáculas pela mesma instituição de ensino. Atualmente, cursa Doutorado nas mesma área e instituição de ensino. Seus interesses de pesquisa são Literatura de dicção negra, mitologia afro-brasileira e representação literária de gênero, raça, sexualidade e religiosidade. Além de pesquisadora, é professora e escritora, tendo publicado prosa e poesia em revistas e coletâneas literárias nacionais. 

Referências

DALL FARRA, Carol. Se me vissem 24h por dia, me humanizariam mais?. Disponível em: https://www.instagram.com/tv/CMs36QapEAV/?igshid=YmMyMTA2M2Y=. Publicado em 21 mar. 21. Acesso em 28 abr. 2022.

VÁRIOS AUTORES. Carolinas: a nova geração de escritoras negras brasileiras. LUDEMIR, J. (Org). Rio de Janeiro: Ed. Bazar do Tempo, 2021.

VÁRIOS AUTORES. Cartas para Esperança. LUDEMIR, J. (Org.). Rio de Janeiro: Malê Edições, 2022.

Downloads

Publicado

2021-07-16

Edição

Seção

Dossiê n. 27: Os desafios em face da pandemia

Como Citar

A literatura cada vez mais digital: a presença de escritoras e iniciativas culturais no meio virtual durante o distanciamento social . (2021). Revista Crioula, 27, 81-96. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2021.197505