Práticas inespecíficas e pós-autônomas em Sombrio Ermo Turvo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2021.197506

Palavras-chave:

Práticas inespecíficas, Pós-autonomia, Veronica Stigger

Resumo

Busca-se, neste artigo, entender o regime de leitura que implica no abandono das categorias tradicionais de análise e da noção de valor literário, mais conhecido como pós-autonomia, na escrita de Veronica Stigger, em sua última obra Sombrio Ermo Turvo (2019). Por meio de textos inespecíficos que exibem intensa porosidade de fronteiras, verificam-se “frutos estranhos” que não pertencem a um meio específico e nem se reconhecem enquanto espécie.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo Alberto da Silva Sales, Instituto Federal Goiano

    Docente da área de Linguagens no Instituto Federal Goiano, Câmpus Hidrolândia, e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina. Desenvolve Estágio Pós-Doutoral em Estudos de Literatura na Universidade Federal Fluminense, sob supervisão da Profa. Dra. Ida Alves e co-supervisão da Profa. Dra. Celia Pedrosa. 

     

     

Referências

AGUILAR, Gonzalo & CÁMARA, Mario. A máquina performática: a literatura no campo experimental. Trad. Gênese Andrade. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.

ANDRADE, Antonio et al. Pós-autonomia. In:_. Indicionário do contemporâneo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018, p. 165-204.

_______. Práticas inespecíficas. In:_. Indicionário do contemporâneo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018, p. 205-230.

BARTHES, Roland. A morte do autor. In:_. O rumor da língua. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004. p. 57-64..

CANCLINI, Néstor. A sociedade sem relato: antropologia e estética da iminência. Trad. Maria Paula Gurgel Ribeiro. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016.

FERRAZ, Bruno. O conto autoficcional de Veronica Stigger. Letras de hoje, n. 56, p. 173-181. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2021.2.40138.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor? Trad. António Fernando Cascais. Lisboa: Vega, 2006.

GARRAMUÑO, Florencia. Frutos estranhos: sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Trad. Carlos Nougué. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.

KIFFER, Ana. A escrita e o fora de si. In: KIFFER, Ana; GARRAMUÑO, Florencia. Expansões contemporâneas: literatura e outras formas. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2014. p. 47-68.

KIFFER, Ana; GARRAMUÑO, Florencia. Apresentação. In:_. Expansões contemporâneas: literatura e outras formas. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2014. p. 7-15.

LUDMER, Josefina. Literaturas postautónomas. Ciberletras Revista de Crítica Literaria y de Cultura, n. 17, 2007.

MIRANDA, Wander. Formas mutantes. In: KIFFER, Ana; GARRAMUÑO, Florencia. Expansões contemporâneas: literatura e outras formas. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2014. p. 135-152.

STIGGER, Veronica. Delírio de Damasco. Desterro: Cultura e Barbárie, 2012.

_______. Grand Cabaret Demenzial. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

_______. Opisanie Swiata. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

_______. Os anões. São Paulo: SESI-SP, 2018.

_______. Sombrio Ermo Turvo. São Paulo: Todavia, 2019.

_______. Sul. São Paulo: Editora 34, 2016.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. Trad. Ivone C. Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2012

Downloads

Publicado

2022-12-15

Edição

Seção

Dossiê n. 28: Produções contemporâneas que impactam o cenário literário

Como Citar

Práticas inespecíficas e pós-autônomas em Sombrio Ermo Turvo. (2022). Revista Crioula, 28, 224-239. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2021.197506