"Amora" – Uma possível narrativa de formação.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2022.201273

Palavras-chave:

crítica literária feminista, teoria do conto, romance de formação

Resumo

O presente artigo discute, com base em estudos da teoria do conto e do romance de formação, se o conceito de Bildungsroman seria adequado para análises de narrativas mais breves como o conto, mais especificamente, para a leitura do conto Amora, de Natalia Borges Polesso. A aplicação deste conceito, tradicionalmente voltado para o romance, é repensada aqui com base em dois pontos: o primeiro é a revisão do Bildungsroman feita por seguimentos da crítica feminista em relação ao tema e às personagens e o segundo, são às variações de forma em relação ao gênero conto, sobretudo quando se pensa na literatura produzida por escritoras brasileiras a partir da segunda metade do século XX.

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Biografia do Autor

  • Claudiana Gois dos Santos, Universidade de São Paulo

    Bacharelado em Letras. Mestra e doutoranda pelo Programa de Estudos Comparados de
    Literaturas de Língua Portuguesa (PPGECLLP/USP). Bolsista CAPES.

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Publicado

2022-12-29

Edição

Seção

Dossiê n. 30: Lésbicas nas Literaturas de Língua Portuguesa

Como Citar

"Amora" – Uma possível narrativa de formação. (2022). Revista Crioula, 30, 213-234. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2022.201273