Consumir a nudez: A imagem escrita em Sérgio Sant’Anna
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2024.225996Palavras-chave:
Nudez, Imagem, Narrador, Sérgio Sant'AnnaResumo
O ensaio examina o narrador em O voo da madrugada, de Sérgio Sant'Anna, e sua relação com a nudez, o olhar e a escrita das personagens. Questiona-se quem é esse narrador da literatura brasileira contemporânea e qual a sua perspectiva narrativa, a partir do pensamento de Silviano Santiago e Jaime Ginzburg. A nudez é a chave interpretativa que revela a escrita como um gesto de desnudamento; uma prova do desejo de consumir e ser consumido pela imagem na literatura.
Downloads
Referências
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Nudez. Tradução de Davi Pessoa. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 89-129.
ALLOA, Emmanuel. Entre a transparência e a opacidade – o que a imagem dá a pensar. In: ALLOA, Emmanuel (org.). Pensar a imagem. Tradução de Carla Rodrigues et al. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 7-19.
ARISTÓTELES. Metafísica. Tradução de Edson Bini. 2. ed. São Paulo: Edipro, 2012.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. v. 1. p. 165-196.
BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. v. 1. p. 91-107.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. Tradução de Euclides Martins Balancin et al. São Paulo: Paulus, 2012.
BRIZUELA, Natalia. A literatura na época contemporânea: uma literatura fora de si. In: BRIZUELA, Natalia. Depois da fotografia: uma literatura fora de si. Tradução de Carlos Nougué. Rio de Janeiro: Rocco, 2014. p. 80-103.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 206–219, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/ 15454. Acesso em: 1 abr. 2024.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
GINZBURG, Jaime. O narrador na literatura brasileira contemporânea. Tintas, Milão, n. 2, p. 199-221, 2012. Disponível em: http:// riviste.unimi.it/index.php/tintas/article/ download/2790/2999. Acesso em: 31 jan. 2017.
MONDZAIN, Marie-José. A imagem entre proveniência e destinação. In: ALLOA, E. (org.). Pensar a imagem. Tradução de Carla Rodrigues et al. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 39-53.
NANCY, Jean-Luc. Imagem, mímesis & méthexis. In: ALLOA, Emmanuel (org.). Pensar a imagem. Tradução de Carla Rodrigues et al. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 55-73.
PELLEGRINI, Tânia. O outro lado do espelho: o simulacro na ficção de Sérgio Sant’Anna. In: PELLEGRINI, Tânia. Despropósitos: estudos de ficção brasileira contemporânea. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2008. p. 101-116.
PLATÃO. A república. Tradução de Maria Helena da Rocha Pereira. 8. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1996. p. 317-362.
RANCIÈRE, Jacques. Das artes mecânicas e da promoção e da estética e científica dos anônimos. In: RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução de Mônica Costa Netto. 2. ed. São Paulo: EXO; 34, 2009. p. 45-51.
SANT’ANNA, Sérgio. O voo da madrugada. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
SANTIAGO, Silviano. O narrador pós-moderno. In: SANTIAGO, Silviano. Nas malhas da letra: ensaios. Rio de Janeiro: Rocco, 2002. p. 44-60.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luiz Eduardo Andrade, Rogério Caetano de Almeida

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.