Consumir a nudez: A imagem escrita em Sérgio Sant’Anna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2024.225996

Palavras-chave:

Nudez, Imagem, Narrador, Sérgio Sant'Anna

Resumo

O ensaio examina o narrador em O voo da madrugada, de Sérgio Sant'Anna, e sua relação com a nudez, o olhar e a escrita das personagens. Questiona-se quem é esse narrador da literatura brasileira contemporânea e qual a sua perspectiva narrativa, a partir do pensamento de Silviano Santiago e Jaime Ginzburg. A nudez é a chave interpretativa que revela a escrita como um gesto de desnudamento; uma prova do desejo de consumir e ser consumido pela imagem na literatura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Eduardo da Silva Andrade, Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Letras

    Professor na Faculdade de Letras da UFAL. Doutor em estudos literários pela UFMG.

  • Rogério Caetano de Almeida, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Doutor em literatura portuguesa pela Universidade de São Paulo.

Referências

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Nudez. Tradução de Davi Pessoa. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 89-129.

ALLOA, Emmanuel. Entre a transparência e a opacidade – o que a imagem dá a pensar. In: ALLOA, Emmanuel (org.). Pensar a imagem. Tradução de Carla Rodrigues et al. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 7-19.

ARISTÓTELES. Metafísica. Tradução de Edson Bini. 2. ed. São Paulo: Edipro, 2012.

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. v. 1. p. 165-196.

BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. v. 1. p. 91-107.

BÍBLIA DE JERUSALÉM. Tradução de Euclides Martins Balancin et al. São Paulo: Paulus, 2012.

BRIZUELA, Natalia. A literatura na época contemporânea: uma literatura fora de si. In: BRIZUELA, Natalia. Depois da fotografia: uma literatura fora de si. Tradução de Carlos Nougué. Rio de Janeiro: Rocco, 2014. p. 80-103.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 206–219, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/ 15454. Acesso em: 1 abr. 2024.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

GINZBURG, Jaime. O narrador na literatura brasileira contemporânea. Tintas, Milão, n. 2, p. 199-221, 2012. Disponível em: http:// riviste.unimi.it/index.php/tintas/article/ download/2790/2999. Acesso em: 31 jan. 2017.

MONDZAIN, Marie-José. A imagem entre proveniência e destinação. In: ALLOA, E. (org.). Pensar a imagem. Tradução de Carla Rodrigues et al. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 39-53.

NANCY, Jean-Luc. Imagem, mímesis & méthexis. In: ALLOA, Emmanuel (org.). Pensar a imagem. Tradução de Carla Rodrigues et al. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 55-73.

PELLEGRINI, Tânia. O outro lado do espelho: o simulacro na ficção de Sérgio Sant’Anna. In: PELLEGRINI, Tânia. Despropósitos: estudos de ficção brasileira contemporânea. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2008. p. 101-116.

PLATÃO. A república. Tradução de Maria Helena da Rocha Pereira. 8. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1996. p. 317-362.

RANCIÈRE, Jacques. Das artes mecânicas e da promoção e da estética e científica dos anônimos. In: RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução de Mônica Costa Netto. 2. ed. São Paulo: EXO; 34, 2009. p. 45-51.

SANT’ANNA, Sérgio. O voo da madrugada. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

SANTIAGO, Silviano. O narrador pós-moderno. In: SANTIAGO, Silviano. Nas malhas da letra: ensaios. Rio de Janeiro: Rocco, 2002. p. 44-60.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Andrade, L. E. da S. ., & Almeida, R. C. de . (2024). Consumir a nudez: A imagem escrita em Sérgio Sant’Anna. Revista Crioula, 34, 179-202. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2024.225996