SIMILARIDADES TEMÁTICAS ALÉM-FRONTEIRAS: CHICO BUARQUE E GUY DE MAUPASSANT

  • Irene Severina Rezende Universidade de São Paulo (USP)
Palavras-chave: Chico Buarque, Guy de Maupassant, sacrifício, prostitutas

Resumo

A DESPEITO DA DIFERENÇA DE TEMPO E ESPAÇO, “BOLA DE SEBO”, CONTO DE GUY DE MAUPASSANT, E A COMPOSIÇÃO “GENI E O ZEPELIN”, DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA, MANTÊM UMA RELAÇÃO DE SEMELHANÇA TEMÁTICA EVIDENTE. ALÉM DISSO, A CIRCUNSTÂNCIA DE ÉPOCA – A REVOLUÇÃO (INVASÃO PRUSSIANA NA NORMANDIA) NO CASO DE MAUPASSANT E O PÓS-GOLPE DE 60, NO CASO DE CHICO BUARQUE, COM SUAS DURAS CONSEQÜÊNCIAS NOS ANOS 70 CRIAM, A DESPEITO DAS DIFERENÇAS CULTURAIS, UMA ATMOSFERA SIMILAR PARA AS DUAS PROTAGONISTAS, AMBAS PROSTITUTAS, REPUDIADAS PELA SOCIEDADE EM QUE TRANSITAM E SOFREM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irene Severina Rezende, Universidade de São Paulo (USP)
Mestra em Estudos Literários de Literatura Comparada, pela Universidade de São Paulo: USP. É doutoranda também em Estudos Literários de Literatura Comparada, da mesma Universidade. Pesquisa: O Fantástico no contexto histórico-cultural do século XX: J.J.Veiga( Brasil) e Mia Couto (Moçambique).
Publicado
2007-11-01
Como Citar
Rezende, I. (2007). SIMILARIDADES TEMÁTICAS ALÉM-FRONTEIRAS: CHICO BUARQUE E GUY DE MAUPASSANT. Revista Crioula, (2). https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2007.53581
Seção
Artigos e ensaios