DA POESIA AO TEATRO: A TRAJETÓRIA DE VIRGÍNIA VICTORINO, A MUSA DA DRAMATURGIA PORTUGUESA

Autores

  • Fabio Mario da Silva Universidade de Évora

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2011.55488

Palavras-chave:

Virgínia Victorino, teatro português, poesia

Resumo

VIRGÍNIA VICTORINO É, CERTAMENTE, A ESCRITORA PORTUGUESA MAIS PRESTIGIADA NO COMEÇO DO SÉCULO XX. INICIALMENTE AVENTURANDO-SE PELO UNIVERSO DA POESIA, A ESCRITORA ELEGE A FORMA DRAMÁTICA COMO SEU PRINCIPAL OBJETO DE CRIAÇÃO LITERÁRIA, TORNANDO-SE, AINDA EM VIDA, UMA GRANDE REFERÊNCIA DO TEATRO EM PORTUGAL. SEU TEATRO CONSEGUE ATRAIR O APLAUSO DO PÚBLICO, A CRÍTICA JORNALÍSTICA (DO BRASIL E DE PORTUGAL) E REPRESENTANTES DO GOVERNO PORTUGUÊS; PORÉM, COM O PASSAR DOS ANOS, SUA LITERATURA ENTRA NUMA ZONA DE INVISIBILIDADE CRÍTICA E ACADÊMICA. O PRESENTE ARTIGO ABORDARÁ A TRAJETÓRIA DE SUCESSO DE UMA DAS MAIS IMPORTANTES DRAMATURGAS DA HISTÓRIA DA LITERATURA PORTUGUESA.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabio Mario da Silva, Universidade de Évora
    Doutorando em Literatura pela Universidade de Évora e bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal (FCT). Também é pesquisador do CNPq, com um projeto intitulado "Figurações do feminino: Florbela Espanca et alii", sediado na Universidade Federal de Sergipe, sob a orientação da Professora Doutora Maria Lúcia Dal Farra. É Membro do grupo de pesquisa - avaliado pela Fundação de Ciência e Tecnologia de Portugal - CEL (Centro de Estudos em Letras), pela Universidade de Évora e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação da Professora Doutora Ana Luísa Vilela, atua nos projetos sobre "Raul de Carvalho" e "Florbela Espanca. O espólio de um mito". Também é investigador do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias) , da Universidade de Lisboa. Já lecionou na Universidade de Varsóvia(Polônia), como Professor Convidado, temáticas que envolveram as disciplinas de Literatura Brasileira, Portuguesa e Africana em Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

2011-11-01

Edição

Seção

Dossiê: Dramaturgias em Língua Portuguesa

Como Citar

DA POESIA AO TEATRO: A TRAJETÓRIA DE VIRGÍNIA VICTORINO, A MUSA DA DRAMATURGIA PORTUGUESA. (2011). Revista Crioula, 10. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2011.55488