DA POESIA AO TEATRO: A TRAJETÓRIA DE VIRGÍNIA VICTORINO, A MUSA DA DRAMATURGIA PORTUGUESA

  • Fabio Mario da Silva Universidade de Évora
Palavras-chave: Virgínia Victorino, teatro português, poesia

Resumo

VIRGÍNIA VICTORINO É, CERTAMENTE, A ESCRITORA PORTUGUESA MAIS PRESTIGIADA NO COMEÇO DO SÉCULO XX. INICIALMENTE AVENTURANDO-SE PELO UNIVERSO DA POESIA, A ESCRITORA ELEGE A FORMA DRAMÁTICA COMO SEU PRINCIPAL OBJETO DE CRIAÇÃO LITERÁRIA, TORNANDO-SE, AINDA EM VIDA, UMA GRANDE REFERÊNCIA DO TEATRO EM PORTUGAL. SEU TEATRO CONSEGUE ATRAIR O APLAUSO DO PÚBLICO, A CRÍTICA JORNALÍSTICA (DO BRASIL E DE PORTUGAL) E REPRESENTANTES DO GOVERNO PORTUGUÊS; PORÉM, COM O PASSAR DOS ANOS, SUA LITERATURA ENTRA NUMA ZONA DE INVISIBILIDADE CRÍTICA E ACADÊMICA. O PRESENTE ARTIGO ABORDARÁ A TRAJETÓRIA DE SUCESSO DE UMA DAS MAIS IMPORTANTES DRAMATURGAS DA HISTÓRIA DA LITERATURA PORTUGUESA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Mario da Silva, Universidade de Évora
Doutorando em Literatura pela Universidade de Évora e bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal (FCT). Também é pesquisador do CNPq, com um projeto intitulado "Figurações do feminino: Florbela Espanca et alii", sediado na Universidade Federal de Sergipe, sob a orientação da Professora Doutora Maria Lúcia Dal Farra. É Membro do grupo de pesquisa - avaliado pela Fundação de Ciência e Tecnologia de Portugal - CEL (Centro de Estudos em Letras), pela Universidade de Évora e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação da Professora Doutora Ana Luísa Vilela, atua nos projetos sobre "Raul de Carvalho" e "Florbela Espanca. O espólio de um mito". Também é investigador do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias) , da Universidade de Lisboa. Já lecionou na Universidade de Varsóvia(Polônia), como Professor Convidado, temáticas que envolveram as disciplinas de Literatura Brasileira, Portuguesa e Africana em Língua Portuguesa.
Publicado
2011-11-01
Como Citar
Silva, F. (2011). DA POESIA AO TEATRO: A TRAJETÓRIA DE VIRGÍNIA VICTORINO, A MUSA DA DRAMATURGIA PORTUGUESA. Revista Crioula, (10). https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2011.55488
Seção
Dossiê: Dramaturgias em Língua Portuguesa