PROVAS DE SOLIDARIEDADE AFRICANA NAS TRAMAS DA HISTÓRIA E DA LITERATURA

Autores

  • Suillan Miguez Gonzalez Universidade de São Paulo (USP)
  • Mateus de Sá Barreto Barros Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2013.64230

Palavras-chave:

Solidariedade, África, Literatura, Timor-Leste

Resumo

Este artigo consiste na discussão acerca da solidariedade dos povos africanos, natureza essa comprovada a partir de um breve percurso histórico pelas sociedades africanas trazidas para a América. Tal solidariedade alcança, inclusive, o campo da literatura, mais propriamente das literaturas de língua portuguesa quando escritores moçambicanos e angolanos se propõem a escrever sobre a resistência no Timor-Leste em prol da conquista da liberdade de não ser o outro, e sim de firmar o ser timorense.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Suillan Miguez Gonzalez, Universidade de São Paulo (USP)
    Mestre em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Projeto de doutorado: Timor onde as flores também desabrocham: a emergência de um cânone para a Literatura Timorense.
  • Mateus de Sá Barreto Barros, Universidade de São Paulo (USP)
    Doutorando em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades pela Universidade de São Paulo. Cada grama de açúcar uma tonelada de injustiça: dilemas da política internacional brasileira de incentivo à produção de bioenergia.

Downloads

Publicado

2014-07-15

Edição

Seção

Dossiê: Literatura e Resistência

Como Citar

PROVAS DE SOLIDARIEDADE AFRICANA NAS TRAMAS DA HISTÓRIA E DA LITERATURA. (2014). Revista Crioula, 13. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2013.64230