PROVAS DE SOLIDARIEDADE AFRICANA NAS TRAMAS DA HISTÓRIA E DA LITERATURA

  • Suillan Miguez Gonzalez Universidade de São Paulo (USP)
  • Mateus de Sá Barreto Barros Universidade de São Paulo (USP)
Palavras-chave: Solidariedade, África, Literatura, Timor-Leste

Resumo

Este artigo consiste na discussão acerca da solidariedade dos povos africanos, natureza essa comprovada a partir de um breve percurso histórico pelas sociedades africanas trazidas para a América. Tal solidariedade alcança, inclusive, o campo da literatura, mais propriamente das literaturas de língua portuguesa quando escritores moçambicanos e angolanos se propõem a escrever sobre a resistência no Timor-Leste em prol da conquista da liberdade de não ser o outro, e sim de firmar o ser timorense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suillan Miguez Gonzalez, Universidade de São Paulo (USP)
Mestre em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Projeto de doutorado: Timor onde as flores também desabrocham: a emergência de um cânone para a Literatura Timorense.
Mateus de Sá Barreto Barros, Universidade de São Paulo (USP)
Doutorando em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades pela Universidade de São Paulo. Cada grama de açúcar uma tonelada de injustiça: dilemas da política internacional brasileira de incentivo à produção de bioenergia.
Publicado
2014-07-15
Como Citar
Gonzalez, S., & Barros, M. (2014). PROVAS DE SOLIDARIEDADE AFRICANA NAS TRAMAS DA HISTÓRIA E DA LITERATURA. Revista Crioula, (13). https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2013.64230
Seção
Dossiê: Literatura e Resistência