A dialética da marginalidade em Paulo Lins e Bezerra da Silva

Autores

  • Renato Oliveira Rocha UNESP/Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2014.74037

Palavras-chave:

Dialética da marginalidade, Literatura brasileira, Literatura Comparada, Música popular brasileira, Samba.

Resumo

Este artigo tentará estabelecer relações de proximidade entre o romance Cidade de Deus (1997), de Paulo Lins, e alguns sambas de Bezerra da Silva. Apoiados no pensamento de Tania Franco Carvalhal (1991) sobre os rumos que a Literatura Comparada tomou desde sua sistematização como disciplina, que atualmente permite a relação entre diferentes domínios das Ciências Humanas para compreender os fenômenos, estenderemos nossa análise para o caráter representativo da literatura e da música como forma de projeção do marginalizado (o escritor e o sambista), de acordo com o conceito de “dialética da marginalidade”, de João Cezar de Castro Rocha (2004).

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Biografia do Autor

Renato Oliveira Rocha, UNESP/Araraquara

Graduado em Letras pela UNESP/Assis (2012); desenvolveu projeto de iniciação científica intitulado "Os tênues limites entre história e ficção em O Xangô de Baker Street", financiado pela FAPESP (2011-2012). Atualmente é aluno de mestrado em Estudos Literários da UNESP/Araraquara, com dissertação intitulada "Narrativa e representação: uma leitura de Cidade de Deus". Link para Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4435775Z8

Referências

Referências bibliográficas:

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Documentário:

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Músicas:

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______. Legítima defesa. In: Alô malandragem, maloca o flagrante. [S. l.]. RCA Vik, 1986. 1 disco sonoro.

______. Na hora da dura. In: Justiça social. [S. l.]. RCA BMG, 1987. 1 disco sonoro.

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Como Citar

Rocha, R. O. (2014). A dialética da marginalidade em Paulo Lins e Bezerra da Silva. Revista Crioula, (14). https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2014.74037

Edição

Seção

Artigos e ensaios