Espelho de duas faces: a literatura indígena de Olívio Jekupé na produção de alteridades sobre o não-índio.

  • Francis Mary soares correia da Rosa Universidade Estadual de Feira de Santana
Palavras-chave: literatura indigena, alteridade, comparativismo

Resumo

Este artigo objetiva analisar a obra Tekoa: conhecendo uma aldeia indígena do autor indígena Olívio Jekupé por meio do conceito de alteridade comparativista (Forget e Oliveira, 2001) e do conceito de livro-rizoma (Deleuze e Guattari, 2000). Procuramos desenvolver uma análise da caracterização da figura do não-índio presente em sua literatura, assim como a construção de um referencial dialógico para se compreender a produção de uma alteridade produzida pelos povos indígenas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francis Mary soares correia da Rosa, Universidade Estadual de Feira de Santana
Mestranda do programa de pós-graduação em Critica Cultural e Pós-Critica da Universidade Estadual da Bahia na linha de pesquisa Margens das Literatura; onde estuda a produção literária de Olívio Jekupé como uma literatura menor. Graduou-se em Licenciatura Plena em História pela Universidade do Estado da Bahia (2005) e possui Especialização em Filosofia Contemporânea pela UEFS (2010). Possui pós-graduação (modalidade atualização) em Educação Ambiental pela UFBA (2013) e gradua-se em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Dedica suas pesquisas ao estudo do pensamento deleuziano e sua implicância na educação e no estudo da literatura menor, concentrando-se nas textualidades indígenas. Atualmente é professora auxiliar da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) atuando nas disciplinas Introdução á Filosofia e Filosofia do Direito, sendo também professora efetiva da Secretária Estadual de Educação. Tem experiência na área de História, Educação Ambiental, Literatura comparada, História da Filosofia e Filosofia Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura menor, Subalternidade e Micropolítica, Literatura comparada e , livro-rizoma. Enquanto pesquisadora, interessa-se pela relação entre Memória, Literatura Indígena, literatura menor e Oralitura

Referências

ALMEIDA, Maria Inês de. Ensaios sobre a literatura indígena contemporânea no Brasil. Tese de doutorado inédita, São Paulo: PUC, 1999.

DELEUZE, G. GUATTARI, F. Mil platôs (volume I), São Paulo: Editora 34, 2009.

_________. O que é Filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. E Alberto Alonso Muniz, Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

GRAÚNA, Graça. Contrapontos da literatura indígena contemporânea no Brasil, Belo Horizonte: Mazza Edições, 2013.

FORGET, Danielle; OLIVEIRA, Humberto Luiz Lima de. (Org). Imagens do outro: leituras divergentes da alteridade, Feira de Santana: UEFS-Abecan, 2001.

JEKUPÉ, Olívio. Literatura escrita pelos povos indígenas, São Paulo: Scortecci, 2009.

_________. Tekoa: conhecendo uma aldeia indígena, São Paulo: Global, 2005.

MARTHA, Alice Áurea Penteado. Autoria Indígena Na Produção Infanto juvenil Contemporânea: UEM, s/d. Disponível em:

<http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/Ebooks/Web/978-85-397-0198-8/Trabalhos/3.pdf>. Acesso em: 13 set. 2013.

MUNDURUKU, Daniel. O Banquete dos Deuses: conversa sobre a origem da cultura brasileira, 2ª ed. São Paulo: Global, 2009.

SANTOS, Eloina Prati dos. (org). Perspectivas da Literatura ameríndia no Brasil, Estados Unidos e Canadá: Feira de Santana, UEFS, 2003.

SCHINOWITZ, Celina De Araújo; OLIVEIRA, Humberto Luiz Lima de. (Org). Vozes e imagens da alteridade, Feira de Santana: Uefs-Abecan, 2006.

Como Citar
da Rosa, F. M. (1). Espelho de duas faces: a literatura indígena de Olívio Jekupé na produção de alteridades sobre o não-índio. Revista Crioula, (14). https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2014.75943
Seção
Artigos e ensaios