A democracia no Ensaio sobre a lucidez, de José Saramago

Autores

  • Rosani Ketzer Umbach Universidade Federal de Santa Maria
  • Deivis Jhones Garlet Universidade Federal de Santa Maria
  • Lucas da Cunha Zamberlan Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2016.97510

Palavras-chave:

Literatura, democracia, dialética, axiológico.

Resumo

Este trabalho pretende analisar a democracia na obra Ensaio sobre a lucidez, de José Saramago. Partindo de um paradigma de estreita correlação entre o estético e o extraestético, refletimos acerca da relação entre forma e conteúdo na narrativa, de maneira a evidenciar um princípio estrutural dialético, o qual viabiliza um postulado democrático, que assume um posicionamento axiológico específico no interior do universo ficcional e, dialeticamente, em retorno com a realidade concreta.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosani Ketzer Umbach, Universidade Federal de Santa Maria
    Doutora em Literatura comparada, UFSM. Professora titular do Programa de Pós-graduação em Letras da UFSM e pesquisadora Cnpq.
  • Deivis Jhones Garlet, Universidade Federal de Santa Maria
    Doutorando em Letras, Estudos Literários, na UFSM. Mestre em Letras, Estudos Literários; Pós-graduado em Pensamento Político Brasileiro; Licenciado em História, todos pela UFSM. Autor do livro: Literatura e Censura: Caio Fernando Abreu e a censura no Brasil da Segurança Nacional, SP: Paco Editorial, 2015.
  • Lucas da Cunha Zamberlan, Universidade Federal de Santa Maria
    Doutorando em Letras, Estudos Literários, na UFSM.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceção. Tradução: Iraci Poleti. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2004.

BAKHTIN, M; VOLOCHÍNOV. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. Tradução de Michel Laud et al. 13.ed. São Paulo: Hucitec, 2012.

BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia. Tradução: Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

______. Estado, Governo, Sociedade: por uma teoria geral da política. Tradução: Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

BOURNEUF, R; OULLET, R. O universo do romance. Tradução de José Pereira. Coimbra: Almedina, 1976.

CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade: Estudos de Teoria e História Literária. 11.ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2010.

GENETTE, Gérard. Palimpsestos. A literatura de segunda mão. Trad. Cibele Braga et alii. Belo Horizonte: Edições Viva Voz, 2010.

ARENDT, Hannah. Da violência. Tradução: Maria Drummond. Brasília: UNB, 1985.

CONRADO, Iris Selene. O ser humano e a sociedade em Saramago: um estudo sociocultural das obras Ensaio sobre a cegueira e Ensaio sobre a lucidez. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2006.

FIGUEIREDO, Poliana Ganan de Brites. O discurso do poder e poder dos discursos em Ensaio sobre a lucidez e As intermitências da morte de José Saramago. Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 2010.

HOBBES, Thomas. Leviatã, ou Matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. Tradução: Rosina D’Angina. 2. ed. São Paulo: Martin Claret, 2012.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Tradução de Célia Neves e Alderico Toríbio. 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LIMA, Deize Esmeralda Cavalcante Nunes. Cegueira e Lucidez: os ensaios de Saramago. Dissertação (Mestrado em Literatura). Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2008.

MEDVIÉDEV, P. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Sheila Camargo e Ekaterina Américo. São Paulo: Contexto, 2012.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. As artemages de Saramago. In: Biblioteca Folha. Dez / 1998. Disponível em: http://biblioteca.folha.com.br/1/04/1998120602.html. Acesso em: 15 de abril de 2015.

REMAK, Henry H. H. Literatura Comparada: definição e função. IN: COUTINHO, E.F. & CARVALHAL, T.F. Literatura Comparada: textos fundadores. Tradução de Monique Balbuena. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

RÖHRING, M. Alegorias do mundo em Saramago. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

SARAMAGO, José. Ensaio sobre a lucidez. São Paulo: Cia das Letras, 2004.

SEIXO, Maria Alzira. Lugares da ficção em José Saramago. Lisboa: Imprensa Nacional / Casa da Moeda, 1999.

SILVA, Flávia Belo Rodrigues da. Entre a cegueira e a lucidez: a tentativa de resgate da essência humana nos “Ensaios” de José Saramago. Dissertação (Mestrado em Letras), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

STOPPINO, M. Autoritarismo. In: BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PAQUINO, G. Dicionário de Política. Volume 1. Tradução de Carmem Varriali et al. 13. ed. Brasília: UNB: 2008.

Downloads

Publicado

2015-12-17

Edição

Seção

Dossiê Literatura e Democracia

Como Citar

A democracia no Ensaio sobre a lucidez, de José Saramago. (2015). Revista Crioula, 16. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2016.97510