n. 28 (2021): Dossiê n. 28: Produções contemporâneas que impactam o cenário literário

					Visualizar n. 28 (2021): Dossiê n. 28: Produções contemporâneas que impactam o cenário literário

O contemporâneo sempre se renova, se alarga e nos dá pistas de como compreendê-lo. Esta é uma regra corrente também na literatura? O que Amora, de Natália Borges Polesso, diz sobre o feminino? E o que Torto arado, de Itamar Vieira Júnior, nos apresenta sobre o Brasil e seu povo na atualidade? O que Um corpo negro, de Lubi Prates, é capaz de revelar sobre a experiência racial nos dias de hoje?

     As produções literárias referidas, publicadas, respectivamente, em 2015, 2018, 2019, foram bem recebidas pelo público e pela crítica. São obras finalistas e ganhadoras de prêmios literários de relevância nacional, amplamente traduzidas (Um corpo negro, por exemplo, está disponível em cinco idiomas) e, no caso de Torto arado, adotadas para leitura pelo PNLD Literário. 

     Em vista disso, é importante averiguar quais são as reflexões teórico-críticas desenvolvidas a respeito de obras que têm impactado, na atualidade, ou seja, de 2010 em diante, o cenário literário em Língua Portuguesa. Assim, para a edição de número 29 da Revista Crioula serão recebidos artigos e ensaios, de autoria de mestrandas/os, mestras/es, doutorandas/os e doutoras/es, que discutam questões atinentes à contemporaneidade nas Literaturas em Língua portuguesa. 

Publicado: 2022-12-15

Edição completa

Editorial

Artigo Mestre

Entrevistas

Poesia, Contos e outras Prosas