A abordagem da temática racial no ensino da literatura canônica: Algumas reflexões

Autores

  • Nara Lasevicius Carreira Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2018.143174

Palavras-chave:

currículo, ensino de literatura, racismo, cânone, coleções didáticas

Resumo

O presente trabalho busca refletir sobre a forma como a temática racial tem sido abordada – quando tem sido – no ensino de literatura pensado para as coleções didáticas de língua portuguesa do Ensino Médio. Para tanto, são trazidos dados encontrados na pesquisa de mestrado em curso a respeito das obras didáticas aprovadas pelo PNLD 2015. Pela análise dos dados, é feito um diagnóstico da construção de repertórios literários pelos livros em questão e é delineado um esboço de proposta de trabalho para novas configurações do ensino de literatura na perspectiva da educação antirracista e do multiculturalismo crítico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nara Lasevicius Carreira, Universidade de São Paulo - USP

    Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas

    Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa

Referências

ABREU, Márcia. Os números da cultura. In: RIBEIRO, Vera Masagão (Org.). Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF 2001. São Paulo: Editora Global. 2003.

AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. São Paulo: Melhoramentos, 2011.

AZEVEDO, Célia Maria Marinho. Onda negra, medo branco: o negro no imaginário das elites – século XIX. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1987.

BENTO, Maria Aparecida Silva. Branqueamento e branquitude no Brasil. CARONE. Iray; BENTO, Maria Aparecida Silva (organizadoras). Psicologia social do racismo: Estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. 6. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014.

BROOKSHAW, David. Raça e cor na literatura brasileira. Porto Alegre: Editora Mercado Aberto, 1983.

GLASS, Ronald D. Entendendo raça e racismo: por uma educação racialmente crítica e antirracista. R. bras. Est. pedag., Brasília, 93 (235): 883-913, set./dez. 2012.

GOMES, Nilma Lino. Educação cidadã, etnia e raça: o trato pedagógico da diversidade. In: CAVALLEIRO, Eliane (Org.). Racismo e antirracismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001.

GUIMARÃES, Marco Antônio Chagas; PODKAMENI, Ângela Baraf. BATISTA, Luís Eduardo; WERNECK, Jurema; LOPES, Fernanda (Orgs.). A saúde da população negra. 2. ed. Brasília-DF, 2012, pp. 224-239.

HOOKS, bell. The issue of self love. In: _______. Salvation: black people and love. New York: Harper Collins, 2001.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Círculo do Livro, 1982.

SOUZA, Ana Lúcia Silva. Letramentos de reexistência: poesia, grafite, música, dança: Hip-hop. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

Coleções didáticas para o Ensino Médio aprovadas pelo Plano Nacional do Livro Didático 2015

ABAURRE, Maria Bernardete B.; ABAURRE, Maria Luiza M.; PONTARA, Marcela. Português: contexto, interlocução e sentidos. São Paulo: Editora Moderna, 2015. (Coleção I)

AMARAL, Emilia; FERREIRA, Mauro; LEITE, Ricardo Silva; ANTONIO, Severino. Novas palavras. São Paulo: Editora FTD, 2015. (Coleção F)

BERGAMIN, Cecília; GONÇALVES-SANTA BÁRBARA, Marianka; MARTINS, Matheus; BARRETO, Ricardo Gonçalves. Língua Portuguesa: ser protagonista. São Paulo: Edições SM, 2015. (Coleção B)

CAMPOS, Elizabeth; CARDOSO, Paula Marques; ANDRADE, Silvia Leticia. Viva Português. São Paulo: Editora Ática, 2015. (Coleção A)

CEREJA, William; COCHAR, Thereza. Português: linguagens. São Paulo: Atual Editora, 2015. (Coleção H)

FARACO, Carlos Alberto. Português: língua e cultura. São Paulo: Base Editorial, 2015. (Coleção C)

HERNANDES, Roberta; MARTIN, Vima Lia. Língua portuguesa. São Paulo: Editora Positivo, 2015. (Coleção D)

FARACO, Carlos; MOURA, Francisco Marto; MARUXO JR., José Hamilton. Língua portuguesa: Linguagem e interação. São Paulo: Editora Ática, 2015. (Coleção E)

SETTE, Graça; TRAVALHA, Márcia; STARLING, Rosário. Português: linguagem em conexão. São Paulo: Editora Leya, 2015. (Coleção G)

Downloads

Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

Dossiê: Cânone e silêncios: o (não) lugar das minorias na Literatura (ARTIGOS)

Como Citar

A abordagem da temática racial no ensino da literatura canônica: Algumas reflexões. (2018). Revista Crioula, 21, 264-290. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2018.143174